Nesta segunda-feira (4/4), 126 novos profissionais prestaram o juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em duas cerimônias híbridas, presenciais e com participações remotas, organizadas pela Seccional do Distrito Federal. As transmissões foram realizadas pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube. Pela manhã, 59 novos advogados e advogadas receberam as tão esperadas carteiras e, de tarde, mais 67.
Evento da manhã
A oradora da turma Conceição Aparecida Ferreira iniciou a solenidade pela manhã representando seus colegas advogados e advogadas. Conceição falou sobre os obstáculos enfrentados para chegar nesse momento tão importante, e finalizou seu discurso falando sobre o que esperar de agora em diante. “Seremos grandes, venceremos desafios, colocaremos em prática o que na teoria já sabemos com aprovação do desafiador exame da OAB. Hoje começa a melhor parte de nossas vidas, seremos agentes de transformação do Estado Democratico de Direito. Hoje conhecemos nossa Constituição, conhecemos nossas leis. Desejo a todos sucesso, ousadia e equilíbrio.”
Dando sequência, a diretora de Igualdade Racial e Social da OAB/DF, Lívia Caldas Brito, ressaltou a importância dos novos profissionais integrarem a OAB/DF para que a Seccional se fortaleça, junto com os advogados e advogadas. “Aqui vocês vão encontrar um espaço de aprendizado e trocas que vão dar um impulso na vida profissional de vocês. Além de tudo isso, a Ordem é um lugar de gente que quer fazer o bem, por isso ocupem a OAB, ela vai ser tão boa quanto vocês podem ser. Parabéns por terem concluído com sucesso o Exame de Ordem, muito já foi conquistado até aqui e muito ainda vai ser conquistado por vocês.”
Pronunciamentos finais
Já no encerramento da cerimônia, a vice-presidente da Subseção de Águas Claras, Myriam Ribeiro Mendes, falou em nome das subseções da OAB/DF. Myriam destacou o apoio que a Seccional e suas subseções vão dar para os novos profissionais neste início de carreira. “Se aproximem, vejam onde fica a subseção mais próxima de vocês. A pandemia trouxe uma realidade que a gente não pode ignorar, mas a nossa Casa está aberta. Então aproveitem a Casa que agora é de vocês.”
Representando a jovem advocacia, o conselheiro seccional Nauê Bernardo de Azevedo reforçou a necessidade da cooperação mútua entre os novos membros com a própria Seccional. “Nós somos um único corpo, saibam que aqui vocês têm um espaço de acolhimento e aprendizado constante. E lógico, vocês que estão chegando agora têm muito a colaborar e ensinar quem está aqui há mais tempo. Então saibam que todos vocês são bem-vindos, vocês vão ser parte dessa transformação constante dentro desse templo da democracia que é a OAB.”
E por fim, a vice-presidente de Prerrogativas, Ana Cristina Souza, representou as mulheres da OAB/DF. “O sonho não terminou, o sonho está apenas começando. Tenham certeza que a OAB com suas comissões e subseções está de portas abertas para que vocês possam colaborar com esse grande sonho que é uma advocacia justa, igualitária, humanitária e ética”, declarou Ana Cristina.
Evento da tarde
No início da segunda solenidade do dia, o orador da turma, Itamar Boris Leal de Oliveira, discursou sobre a função social da advocacia e como ele e seus colegas devem buscar inspirar novas gerações. “Nossa missão é uma das mais nobres, somos nós que devolvemos aos nossos clientes a liberdade ou a inocência. É através de nosso ofício que nossos clientes podem ter seus direitos resguardados. E por fim, que sejamos exemplos para as próximas gerações de advogados e advogadas contribuindo para o respeito da classe.”
Logo em seguida a palavra foi passada para o paraninfo, Pedro Paulo de Medeiros. Em sua fala, Pedro Paulo destacou a luta da OAB pelo livre arbítrio e o papel exercido pelos profissionais do Direito nesse trabalho. “Nós devemos a todo tempo exigir e fomentar que sejam respeitados os poderes, a lei, a regra, o Estado Democrático de Direito. Nós queremos viver em um Estado em que todos têm direitos, as minorias e as maiorias e quem batalha por isso são os advogados, advogadas e a OAB em sua luta histórica.”
Pronunciamentos finais
A diretora de comunicação da OAB/DF, Raquel Cândido, iniciou os pronunciamentos finais falando em nome das mulheres da Casa. Raquel cumprimentou todos presentes na cerimônia e encerrou seu discurso incentivando os novos profissionais do Direito a seguirem seus sonhos. “Continuem sonhando, continuem acreditando e trabalhando porque a lei da semeadura é infalível. Eu tenho certeza de que vocês vão brilhar muito e que todos seus sonhos vão se realizar por meio desta carreira que nós amamos tanto, que é a advocacia.”
A conselheira Subseção de Taguatinga, Stefani Villar, representou tanto a jovem advocacia quanto as subseções. Em seu pronunciamento, Stefani lembrou do início de sua caminhada e desejou sucesso aos novos companheiros de ofício. “Meu conselho principal é que vocês façam parte das comissões nas subseções. Essas comissões ajudam e acolhem o jovem advogado, é um ponto de partida primordial para a carreira.”
O secretário-geral da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, que hoje presidiu as solenidades, encerrou a cerimônia falando da importância de se cercar de bons profissionais para ir mais longe na advocacia. “Andem juntos, andem com amigos, dividindo dificuldades e êxitos. O advogado sozinho não consegue fazer nada, não achem que vocês agora com a carteira na mão vão ser chamados por vários clientes. Advogado parado não consegue se posicionar e se destacar no mercado. Vocês são os grandes profissionais do presente, sejam bem-vindos, a Casa está com vocês.”
Confira aqui a solenidade da manhã
Confira aqui a solenidade da tarde
Fotos: Roberto Rodrigues
Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)
Comunicação OAB/DF – Jornalismo