Comissão apresenta cartilha sobre direitos da pessoa com deficiência - OAB DF

“Ser inclusivo, ser plural, ser independente,
ser uma referência no exercício da cidadania.”

DÉLIO LINS

Comissão apresenta cartilha sobre direitos da pessoa com deficiência

Brasília, 9/6/2015 – Dando continuidade às ações em prol da pessoa com deficiência, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/DF esteve reunida na última sexta-feira (05) para apresentar a Cartilha de Direitos da Pessoa com Deficiência para os integrantes do Núcleo de Inclusão (NIC) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

De acordo com o presidente da Comissão, Yure Gagarin, a intenção inicial da cartilha é servir como um instrumento de consulta e orientação sobre os direitos das pessoas com deficiência, tanto para o advogado quanto para a sociedade civil.

2Ainda segundo Gagarin, a OAB/DF vem realizando ao longo dos últimos anos um trabalho de acompanhamento das políticas públicas do DF em prol das pessoas com deficiência. “A Seccional construiu ao longo dos últimos anos um conceito aprimorado de discussões temáticas envolvendo a pessoa com deficiência no Distrito Federal”, disse o presidente.

A ex-integrante da comissão e membro do Núcleo, Ana Carolina Carvalho falou sobre a elaboração da cartilha. “Fui a mentora e elaborei a cartilha quando era membro da comissão na OAB/DF”, disse. “E agora, as cartilhas serão distribuídas nas instituições parceiras, a fim de implementar e promover ações integradas no sentido de viabilizar a efetiva inclusão da pessoa com deficiência”, afirmou.

3Participaram da reunião o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Yure Gagarin Soares de Melo, a vice-presidente Olívia Danielle Mendes de Oliveira, o secretário da comissão Arnaldo Ferreira da Silva Filho e demais membros.

Estiveram ainda presentes membros do Núcleo de Inclusão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Célia Cardoso de Araújo, Liane Carvalho de Oliveira e Ana Carolina Carvalho.

Fotos – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF