Edison Lobão recebe Medalha Miranda Lima

O diretor tesoureiro da OAB/DF e chanceler da Medalha Miranda Lima, Raul Saboia, acompanhado do conselheiro seccional Haroldo Toti, fez a entrega da mais alta comenda da instituição ao ministro de Estado de Minas e Energia, Edison Lobão, na quarta-feira (25/07). Lobão foi escolhido, por unanimidade, para ser condecorado na terceira edição da outorga, que aconteceu em maio deste ano. O ministro não compareceu à cerimônia por problemas de saúde.

Saboia explicou que a medalha foi concedida em consideração às significativas contribuições dadas pelo ministro Lobão para o aperfeiçoamento das instituições democráticas e o engrandecimento do Direito brasileiro. “O senhor, como parlamentar e ministro, representa uma liderança e um compromisso. Essa homenagem é uma forma de agradecer neste momento à sua pessoa e os relevantes serviços prestados para o bom desempenho da atividade jurídica no Brasil”.

Edison Lobão, que é advogado, agradeceu a homenagem e destacou a importância do trabalho desenvolvido pela classe. “Os advogados são precursores da ordem jurídica e administrativa de nosso país. Sempre tenho por todos uma admiração profunda e pelo que representam. Não há liberdade, não há democracia sem advogados. Sem a presença do advogado não se promove a justiça e o direito”.

Medalha Miranda Lima

Em comemoração aos 52 anos da Seccional da OAB no Distrito Federal, a entidade promoveu solenidade de outorga da Medalha Miranda Lima a 102 personalidades, em 29 de maio. A comenda foi instituída em maio de 2010 pelo Conselho Tutelar da Medalha Miranda Lima para homenagear pessoas físicas e entidades – nacionais e estrangeiras – em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a esta Seccional, à Justiça, ao Direito, às causas sociais e a cidadania, ao aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

Outorgada anualmente, a medalha está sendo entregue pelo 3º ano consecutivo. Homenageia integrantes do quadro da Ordem dos Advogados do Brasil, levando-se em consideração a relevância dos serviços prestados no desempenho do cargo ou da função, além de autoridades, personalidades ou instituições civis e militares cuja cooperação material ou humana tenha propiciado efetiva melhoria e dinamização dos serviços à OAB/DF.

Reportagem – Priscila Gonçalves

Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF