II Seminário de Saúde Pública do DF começa na terça-feira (08)

A Comissão de Bioética, Biotecnologia e Biodireito da OAB/DF realizará o II Seminário de Saúde Pública do Distrito Federal nos dias 08, 09 e 10 de maio, no auditório do Edifício Maurício Corrêa, na 516 Norte. Renomados conferencistas, como o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, e o coordenador da cátedra de bioética da UnB, Volney Garrafa, discutirão as atualidades do tema nos âmbitos social e jurídico.

Nas duas primeiras noites, serão abordadas questões relacionadas ao posicionamento dos tribunais de Justiça sobre a saúde pública e sobre os atos que envolvem os profissionais da área, quando demandados judicialmente. Na última noite, a temática se relacionará à proposta de criação dos Comitês de Bioética na rede pública hospitalar do DF como caminho primordial para a humanização da saúde.

Para Antônio Marcos da Silva, presidente da Comissão que promove o seminário, 2012 é o ano em que a saúde pública entra verdadeiramente na pauta de discussão da sociedade brasileira. Cita como exemplo a campanha da fraternidade da Igreja Católica e a campanha do Conselho Federal da Ordem para conseguir assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que pretende destinar 10% do orçamento bruto anual da União à saúde.

“Esses acontecimentos, somados ao debate diário promovido pelos diversos segmentos da mídia demonstra que a saúde pública entrou verdadeiramente no debate nacional como problema que não podemos mais, governo e sociedade, deixar de debater”, afirmou.

As conferências começam às 19h. (Clique aqui) para se inscrever. Os participantes terão direito a certificados de 12 horas aula. Será arrecadada uma lata de leite em pó, na recepção do evento, para doação a instituições de caridade.

Reportagem – Demétrius Crispim Ferreira

Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF