102 novos profissionais prestam juramento e ingressam na OAB/DF

Na manhã desta terça-feira (20/4), 102 novas advogadas e novos advogados prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), durante solenidade virtual e com transmissão pelo canal do YouTube da Seccional do Distrito Federal (OAB/DF). A cerimônia foi presidida pelo presidente da OAB/DF, Délio Lins Silva Jr, e prestigiada pela diretoria da Casa, membros de Comissões e de Subseções. Contou com as presenças do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAADF), Eduardo Athayde Uchôa, e da vice-presidente da OAB/DF Cristiane Damasceno.

CAADF

A cerimônia foi iniciada com o representante da CAADF, o presidente Eduardo Athayde Uchôa, que falou sobre o a primeira fase da maior campanha contra a H1N1 da história da OAB/DF, que em seu encerramento contou com mais de 17.900 advogados e familiares imunizados. Ele destacou a importância da CAADF na implementação do plano de saúde que já auxilia mais de mil vidas.

A ORADORA

Luiza Rodrigues foi escolhida para representar sua turma. A oradora falou sobre a jornada dentro da advocacia. “Cada um de nós escolheu a advocacia por um motivo, alguns nasceram sabendo sua vocação e outros encontraram na faculdade, mas uma coisa todos nós já sabemos: a advocacia não é uma profissão para covardes! Defender a Constituição, o Estado democrático de Direito e o direito de defesa são as nossas principais missões”, afirmou Luiza.

“Seremos voz daqueles que muitas vezes não têm”, enfatizou a oradora ao discorrer a respeito da profissão. E finalizou reafirmando a relevância das jornadas e a honra que é exercer a advocacia. “Teremos a oportunidade de colocar a mão na massa para transformar a nossa sociedade. Para solucionar os problemas mais simples dos nossos clientes sem nunca esquecer o juramento que fizemos aqui hoje. Fácil dificilmente vai ser, impossível jamais.”   

O PARANINFO

O membro da Comissão de Prerrogativas Arggeu Breda foi o paraninfo da turma. Evidenciou que “o ingresso na OAB/DF não é só mera certificação ou autorização profissional; é a possibilidade de se integrar em uma história de luta em prol dos valores da justiça e da democracia.”

Destacou a função social dos advogados, que tem evoluído junto com o direito e com as transformações da sociedade. “A função do advogado não se limita à defesa do indivíduo, e cada vez é maior nossa responsabilidade, mas os desafios ainda não acabaram, pois precisamos lutar pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária.”     

A conselheira federal Daniela Teixeira falou sobre a importância das mudanças, destacando a igualdade de gênero que tem se, hoje, na OAB/DF sob a gestão do presidente Délio Lins Silva Jr. São 50% de membros homens e 50% de membros mulheres em todos os cargos de comando. 

Já no final da cerimônia, a vice-presidente Cristiane Damasceno trouxe palavras sobre as conquistas dos compromissandos. “Valorizem as suas vitórias!” Ela completou falando sobre ter autorresponsabilidade. “Sua vitória só depende de você.”

No encerramento, o presidente Délio Lins Silva Jr. mencionou que todos devem sempre estudar, ter constância nisso, e precisam aproveitar as oportunidades que surgirão ao longo da carreira. “Tenham orgulho de dizer que vocês são advogados e advogadas e que estão aqui para defender o direito seja ele qual for.”

Assista a cerimônia na íntegra aqui.

Texto: André Luca, estagiário sob supervisão de Montserrat Bevilaqua

Comunicação OAB/DF