10º Seminário de Ensino Jurídico começa nesta segunda

A abertura da décima edição do Seminário de Ensino Jurídico será nesta segunda-feira (26), às 8h, no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. A presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, participará da cerimônia ao lado do presidente nacional da Ordem, Cezar Britto, e do presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da entidade, Adilson Gurgel de Castro. O seminário, realizado pela primeira vez em Brasília, reunirá advogados e profissionais interessados em discutir o ensino do Direito no Brasil até terça-feira (27). Após a cerimônia de abertura, o ex-governador de São Paulo Cláudio Salvador Lembo, ministrará palestra com o tema do seminário: A Docência Jurídica no Contexto do Ensino Superior na Contemporaneidade. A programação também inclui debates sobre educação à distância e formas de ensinar Direito diante dos desafios tecnológicos da atualidade. Para o presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/DF, Juliano Costa Couto, o evento também é uma oportunidade para que haja diálogo entre profissionais de todo Brasil. “É uma oportunidade para que as faculdades e os professores de Brasília participem de um evento nacional”, afirma. O seminário ocorrerá na sede do Conselho Federal, das 8h às 19h, e terá a apresentação de painéis nos dois dias de realização. Em 27 de novembro, às 18h, o presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico, Adilson Gurgel de Castro, fará a leitura da Carta de Encerramento. Confira a programação completa: Segunda-feira (26) 8h – Abertura Cezar Britto – Presidente do Conselho Federal da OAB. Adilson Gurgel de Castro – Presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB. Estefânia Viveiros – Presidente da OAB/DF. Conferência: A Docência Jurídica no Contexto do Ensino Superior na Contemporaneidade. Conferencista: Cláudio Salvador Lembo – Ex-Governador do Estado de São Paulo – Ex-Reitor e atual professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 09h30 às 11h. 1º Painel: A Docência do Ensino Jurídico e as Inovações da Legislação Educacional. Presidente da Mesa: Prof. Adilson Gurgel de Castro. Objetivo: Refletir sobre as inovações da legislação educacional brasileira no tocante à formação docente para o Ensino Superior. Módulo 1: As inovações do Ensino Superior na Perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e do Plano Nacional de Educação/1998 – Prof. Ronaldo Mota – Secretário da Educação Superior (SESu/MEC). Ementa: Refletir sobre as exigências do Corpo Docente em relação aos colegiados, e a criação de Sistema Nacional de Avaliação que inclui o desempenho docente na ótica do desempenho discente. Módulo 2: O Desempenho Docente e o Projeto Pedagógico no Ensino Jurídico – Prof. Ademar Pereira – Secretário da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB. Ementa: Analisar o conceito de Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), com reflexões sobre articulação da atividade docente com a Missão e Objetivos da Instituição e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Módulo 3: A Formação Continuada do Docente para um Ensino Jurídico de Qualidade – Prof. Antonio Maria Iserhard – Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Ementa: Discutir o conceito de aprender ao longo da vida, além da Pós-Graduação, para obtenção de titulação acadêmica. Intervalo – 11h às 11h30 11h30 às 13h. 2º Painel: O Ensino Jurídico e a Formação Profissional do Bacharel em Direito em diálogos pedagógicos interdisciplinares. Presidente da Mesa: Prof. Ademar Pereira.u003cbr>Objetivo: Promover articulação interdisciplinar entre os Cursos de Direito e os Cursos de Formação para as Carreiras Jurídicas, com visão sistêmica do Ensino Jurídico. u003cbr>Módulo 1: Diálogos Pedagógicos entre Cursos de Direito e Escola Nacional da Advocacia (ENA) – Dr. Geraldo Escobar Pinheiro – Presidente da Escola Nacional da Advocacia (ENA).u003cbr>Módulo 2: Diálogos Pedagógicos entre Cursos de Direito e Escola Nacional da Magistratura (ENM) – Juiz Renato Teixeira – Secretário-Geral da Escola Nacional da Magistratura (ENM). u003cbr>Módulo 3: Diálogos Pedagógicos entre Cursos de Direito e Escola Nacional do Ministério Público (ESMP) – Procurador de Justiça Luiz Fernando Calil de Freitas – Presidente do Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos (CDEMP). u003c/p> u003cp>Intervalo – 13h às 14h30u003c/p> u003cp>14h30 às 16h.u003cbr>3º Painel: O Exame de Ordem e o Ensino Jurídico de Qualidade.u003cbr>Presidente da Mesa: Prof. Luiz Felipe Lima de Magalhães.u003cbr>Objetivo: Analisar, de forma crítica, o formato pedagógico do Exame de Ordem, sua amplitude (regional/nacional) e seus efeitos na qualificação de Cursos de Direito e profissionais da Advocacia. u003cbr>1. Dr. Braz Martins Neto – Presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB/SP;u003cbr>2. Prof. Márcio Luiz Fogaça Vicari – Presidente da Comissão de Exame de Ordem e Diretor da Escola Superior da Advocacia de Santa Catarina; u003cbr>3. Dr. Dilson José de Oliveira Lima – Coordenador do Consórcio pelo Exame Unificado da OAB.u003c/p> u003cp>Intervalo – 16h às 16h30u003c/p> u003cp>16h30 às 18h. u003cbr>4º Painel: Novas Dimensões Curriculares e Metodologias para o Ensino Jurídico de Qualidade.u003cbr>Presidente da Mesa: Prof. Paulo Roberto M. Thompson Flores.u003cbr>Objetivo: Refletir sobre diretrizes curriculares e métodos e técnicas de Ensino Jurídico na sociedade contemporânea. u003cbr>Módulo 1: O Docente Jurídico e os Desafios da Formação Profissional do Bacharel em Direito – Prof. Roberto A. R. Aguiar – Centro Universitário de Brasília e Universidade de Brasília.”,1] ); //–> Presidente da Mesa: Prof. Ademar Pereira. Objetivo: Promover articulação interdisciplinar entre os Cursos de Direito e os Cursos de Formação para as Carreiras Jurídicas, com visão sistêmica do Ensino Jurídico. Módulo 1: Diálogos Pedagógicos entre Cursos de Direito e Escola Nacional da Advocacia (ENA) – Dr. Geraldo Escobar Pinheiro – Presidente da Escola Nacional da Advocacia (ENA). Módulo 2: Diálogos Pedagógicos entre Cursos de Direito e Escola Nacional da Magistratura (ENM) – Juiz Renato Teixeira – Secretário-Geral da Escola Nacional da Magistratura (ENM). Módulo 3: Diálogos Pedagógicos entre Cursos de Direito e Escola Nacional do Ministério Público (ESMP) – Procurador de Justiça Luiz Fernando Calil de Freitas – Presidente do Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos (CDEMP). Intervalo – 13h às 14h30 14h30 às 16h. 3º Painel: O Exame de Ordem e o Ensino Jurídico de Qualidade. Presidente da Mesa: Prof. Luiz Felipe Lima de Magalhães. Objetivo: Analisar, de forma crítica, o formato pedagógico do Exame de Ordem, sua amplitude (regional/nacional) e seus efeitos na qualificação de Cursos de Direito e profissionais da Advocacia. 1. Dr. Braz Martins Neto – Presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB/SP; 2. Prof. Márcio Luiz Fogaça Vicari – Presidente da Comissão de Exame de Ordem e Diretor da Escola Superior da Advocacia de Santa Catarina; 3. Dr. Dilson José de Oliveira Lima – Coordenador do Consórcio pelo Exame Unificado da OAB. Intervalo – 16h às 16h30 16h30 às 18h. 4º Painel: Novas Dimensões Curriculares e Metodologias para o Ensino Jurídico de Qualidade. Presidente da Mesa: Prof. Paulo Roberto M. Thompson Flores. Objetivo: Refletir sobre diretrizes curriculares e métodos e técnicas de Ensino Jurídico na sociedade contemporânea. Módulo 1: O Docente Jurídico e os Desafios da Formação Profissional do Bacharel em Direito – Prof. Roberto A. R. Aguiar – Centro Universitário de Brasília e Universidade de Brasília. Ementa: Refletir sobre as expectativas e desafios do Bacharel em Direito e, em particular, do Advogado sob a ótica do desempenho docente. u003cbr>Módulo 2: Diálogos Transdisciplinares do Ensino Jurídico – Prof. José Geraldo de Souza Junior – Vice-Presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB.u003cbr>Ementa: Refletir sobre o desafio da transdisciplinaridade, promovendo diálogos do Direito com outras áreas do conhecimento; com visão de Direito Educacional, Direito Literário, Direito e Saúde, entre outras dimensões de saberes. u003cbr>Módulo 3: Novas tecnologias e novos contornos metodológicos do Ensino Jurídico – Profa. Ana Paula Rocha do Bonfim – Consultora da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. Ementa: Refletir sobre métodos de ensino em visão de Gestão docente frente aos avanços tecnológicos da atualidade, em particular: emprego da multimídia, ensino a distância, o ensino pela pesquisa (iniciação científica), novas concepções da aula expositiva e estudo do caso concreto, treinamento para solução alternativa de conflitos. u003c/p> u003cp>Intervalo – 18h às 18h15u003c/p> u003cp>18h15 às 19h.u003cbr>Como ensinar Direito frente aos desafios tecnológicos da atualidade.u003cbr>Discussão em Grupos – Coordenadores: Membros da CNEJ/OAB.u003cbr>Formato: Discutir em grupo sobre técnicas de ensino jurídico para a atualidade, a partir de um roteiro prefixado – u003c/p> u003cp>Terça- feira (27)u003cbr>8h às 8h30 -u003cbr>Relatos dos Grupos de Trabalho – Presidente da Mesa: Prof. Adilson Gurgel de Castro.u003cbr>08h30 às 10h.u003cbr>5º Painel: Inter-relacionamento da Docência Jurídica.u003cbr>Presidente da Mesa: Prof. Ademar Pereira. u003cbr>Objetivo: Repensar as relações interpessoais, profissionais e pedagógicas da docência jurídica.u003cbr>Módulo 1: O Professor do Curso de Direito no contexto institucional: relação de saberes e de modelos pedagógicos – Profa. Regina Toledo Damião –Universidade Presbiteriana Mackenzie. u003cbr>Ementa: Refletir sobre o comportamento institucional do Professor do Curso de Direito e suas relações com outros saberes nas dimensões de integração de currículos, de Atividades Complementares e de Monografia de Final de Curso. “,1] ); //–> Ementa: Refletir sobre as expectativas e desafios do Bacharel em Direito e, em particular, do Advogado sob a ótica do desempenho docente. Módulo 2: Diálogos Transdisciplinares do Ensino Jurídico – Prof. José Geraldo de Souza Junior – Vice-Presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB. Ementa: Refletir sobre o desafio da transdisciplinaridade, promovendo diálogos do Direito com outras áreas do conhecimento; com visão de Direito Educacional, Direito Literário, Direito e Saúde, entre outras dimensões de saberes. Módulo 3: Novas tecnologias e novos contornos metodológicos do Ensino Jurídico – Profa. Ana Paula Rocha do Bonfim – Consultora da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. Ementa: Refletir sobre métodos de ensino em visão de Gestão docente frente aos avanços tecnológicos da atualidade, em particular: emprego da multimídia, ensino a distância, o ensino pela pesquisa (iniciação científica), novas concepções da aula expositiva e estudo do caso concreto, treinamento para solução alternativa de conflitos. Intervalo – 18h às 18h15 18h15 às 19h. Como ensinar Direito frente aos desafios tecnológicos da atualidade. Discussão em Grupos – Coordenadores: Membros da CNEJ/OAB. Formato: Discutir em grupo sobre técnicas de ensino jurídico para a atualidade, a partir de um roteiro prefixado Terça- feira (27) 8h às 8h30 – Relatos dos Grupos de Trabalho – Presidente da Mesa: Prof. Adilson Gurgel de Castro. 08h30 às 10h. 5º Painel: Inter-relacionamento da Docência Jurídica. Presidente da Mesa: Prof. Ademar Pereira. Objetivo: Repensar as relações interpessoais, profissionais e pedagógicas da docência jurídica. Módulo 1: O Professor do Curso de Direito no contexto institucional: relação de saberes e de modelos pedagógicos – Profa. Regina Toledo Damião –Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ementa: Refletir sobre o comportamento institucional do Professor do Curso de Direito e suas relações com outros saberes nas dimensões de integração de currículos, de Atividades Complementares e de Monografia de Final de Curso. Módulo 2: Inter-relacionamento Docente nos Eixos e Matérias Curriculares do Ensino Jurídico – Prof. Adilson Gurgel de Castro – Presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB.u003cbr>Ementa: Refletir sobre planejamento integrado dos Cursos de Direito. u003cbr>Módulo 3: Professores e Alunos: relações pedagógicas no Processo de Aprendizagem – Prof. Paulo Roberto de Gouvêa Medina – Conselheiro Federal da OAB/MG e ex-Presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico.u003cbr>Ementa: Refletir sobre a postura pedagógica do Professor Gestor em ambiência de processo ensino-aprendizagem. u003c/p> u003cp>Intervalo – 10h às 10h30u003c/p> u003cp>10h30 às 12h.u003cbr>6º Painel: Parâmetros para a construção de um perfil docente com vistas ao Ensino Jurídico da atualidade.u003cbr>Presidente da Mesa: Prof. Álvaro Melo Filho.u003cbr>Objetivo: Refletir sobre parâmetros para a construção de um perfil docente jurídico alinhado às necessidades do Ensino Superior da contemporaneidade e ao modelo de egresso que os Cursos de Direito pretendem formar. u003cbr>1. Dr. Saul Quadros Filho – Presidente da OAB/BA;u003cbr>2. Prof. Fernando Facury Scaff – Universidade Federal do Pará;u003cbr>3. Prof. João Maurício Adeodato – Universidade Federal de Pernambuco.u003c/p> u003cp>Intervalo – 12h às 14hu003c/p> u003cp>14h às 15h.u003cbr>7º Painel: Reflexões sobre a Docência Jurídica na Perspectiva de Criação da Universidade Nova.u003cbr>Presidente da Mesa: Prof. Rodolfo Hans Geller.u003cbr>Objetivo: Refletir sobre a posição dos Cursos de Direito frente às propostas de criação da Universidade Nova, tendo em vista o redirecionamento do Ensino Superior brasileiro. u003cbr>1. Prof. Naomar Monteiro de Almeida Filho – Reitor da Universidade Federal da Bahia;u003cbr>2. Prof. José Adriano Pinto – Universidade Federal do Ceará.u003c/p> u003cp>15h às 15h30u003c/p> u003cp>8º Painel: O Desafio da CAPEs, MEC e OAB na Avaliação dos Cursos de Direito.u003cbr>Expositor: Prof. Jacinto Nelson Miranda Coutinho – Membro da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB.u003cbr>Presidente da Mesa: Prof. José Geraldo de Sousa Júnior. “,1] ); //–> Módulo 2: Inter-relacionamento Docente nos Eixos e Matérias Curriculares do Ensino Jurídico – Prof. Adilson Gurgel de Castro – Presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB. Ementa: Refletir sobre planejamento integrado dos Cursos de Direito. Módulo 3: Professores e Alunos: relações pedagógicas no Processo de Aprendizagem – Prof. Paulo Roberto de Gouvêa Medina – Conselheiro Federal da OAB/MG e ex-Presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico. Ementa: Refletir sobre a postura pedagógica do Professor Gestor em ambiência de processo ensino-aprendizagem. Intervalo – 10h às 10h30 10h30 às 12h. 6º Painel: Parâmetros para a construção de um perfil docente com vistas ao Ensino Jurídico da atualidade. Presidente da Mesa: Prof. Álvaro Melo Filho. Objetivo: Refletir sobre parâmetros para a construção de um perfil docente jurídico alinhado às necessidades do Ensino Superior da contemporaneidade e ao modelo de egresso que os Cursos de Direito pretendem formar. 1. Dr. Saul Quadros Filho – Presidente da OAB/BA; 2. Prof. Fernando Facury Scaff – Universidade Federal do Pará; 3. Prof. João Maurício Adeodato – Universidade Federal de Pernambuco. Intervalo – 12h às 14h 14h às 15h. 7º Painel: Reflexões sobre a Docência Jurídica na Perspectiva de Criação da Universidade Nova. Presidente da Mesa: Prof. Rodolfo Hans Geller. Objetivo: Refletir sobre a posição dos Cursos de Direito frente às propostas de criação da Universidade Nova, tendo em vista o redirecionamento do Ensino Superior brasileiro. 1. Prof. Naomar Monteiro de Almeida Filho – Reitor da Universidade Federal da Bahia; 2. Prof. José Adriano Pinto – Universidade Federal do Ceará. 15h às 15h30 8º Painel: O Desafio da CAPEs, MEC e OAB na Avaliação dos Cursos de Direito. Expositor: Prof. Jacinto Nelson Miranda Coutinho – Membro da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB. Presidente da Mesa: Prof. José Geraldo de Sousa Júnior. u003cp>Intervalo – 15h30 às 16hu003c/p> u003cp>16h às 16h30u003cbr>9º Painel: Ensino Jurídico x Educação a Distância: mitos e realidades.u003cbr>Expositor: Prof. Álvaro Melo Filho – Membro da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB.u003cbr>Presidente da Mesa: Prof. Walter Carlos Seyfferth. u003cbr>16h30 às 17h30u003cbr>10º Painel: Experiências Notáveis para o Exercício da Docência Jurídica na Atualidade.u003cbr>Presidente da Mesa: Prof. Jacinto Nelson de Miranda Coutinho.u003cbr>Objetivo: Apresentar as experiências de Gestores do Ensino Jurídico. (Referenciados no OAB recomenda – 2004/2007) u003c/p> u003cp>Intervalo – 17h30 às 18hu003c/p> u003cp>18h. – Leitura da Carta de Encerramento.u003cbr>Prof. Adilson Gurgel de Castro.u003c/p> u003cp styleu003d”margin:0cm 0cm 0pt”>u003cfont faceu003d”Arial” sizeu003d”2″>u003c/font> u003c/p>u003c/span>u003c/div>”,1] ); D([“mb”,”u003c/blockquote>u003c/div> “,0] ); D([“ce”]); //–> Intervalo – 15h30 às 16h 16h às 16h30 9º Painel: Ensino Jurídico x Educação a Distância: mitos e realidades. Expositor: Prof. Álvaro Melo Filho – Membro da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB. Presidente da Mesa: Prof. Walter Carlos Seyfferth. 16h30 às 17h30 10º Painel: Experiências Notáveis para o Exercício da Docência Jurídica na Atualidade. Presidente da Mesa: Prof. Jacinto Nelson de Miranda Coutinho. Objetivo: Apresentar as experiências de Gestores do Ensino Jurídico. (Referenciados no OAB recomenda – 2004/2007) Intervalo – 17h30 às 18h 18h. – Leitura da Carta de Encerramento. Prof. Adilson Gurgel de Castro. u003cdiv classu003dea>u003cspan idu003de_1166e1a5376d1b14_3>- Mostrar texto das mensagens anteriores -u003c/span>u003c/div>u003cspan classu003de idu003dq_1166e1a5376d1b14_3> u003cp>Confira a programação completa:u003c/p> u003cp>Segunda-feira (26)u003cbr>8h – Aberturau003cbr>Cezar Britto – Presidente do Conselho Federal da OAB.u003cbr>Adilson Gurgel de Castro – Presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB.u003cbr>Estefânia Viveiros – Presidente da OAB/DF. u003cbr>Conferência: A Docência Jurídica no Contexto do Ensino Superior na Contemporaneidade.u003cbr>Conferencista: Cláudio Salvador Lembo – Ex-Governador do Estado de São Paulo – Ex-Reitor e atual professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. u003c/p> u003cp>09h30 às 11h. u003cbr>1º Painel: A Docência do Ensino Jurídico e as Inovações da Legislação Educacional.u003cbr>Presidente da Mesa: Prof. Adilson Gurgel de Castro.u003cbr>Objetivo: Refletir sobre as inovações da legislação educacional brasileira no tocante à formação docente para o Ensino Superior. u003cbr>Módulo 1: As inovações do Ensino Superior na Perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e do Plano Nacional de Educação/1998 – Prof. Ronaldo Mota – Secretário da Educação Superior (SESu/MEC).u003cbr>Ementa: Refletir sobre as exigências do Corpo Docente em relação aos colegiados, e a criação de Sistema Nacional de Avaliação que inclui o desempenho docente na ótica do desempenho discente. u003cbr>Módulo 2: O Desempenho Docente e o Projeto Pedagógico no Ensino Jurídico – Prof. Ademar Pereira – Secretário da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da OAB.u003cbr>Ementa: Analisar o conceito de Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), com reflexões sobre articulação da atividade docente com a Missão e Objetivos da Instituição e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). u003cbr>Módulo 3: A Formação Continuada do Docente para um Ensino Jurídico de Qualidade – Prof. Antonio Maria Iserhard – Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.u003cbr>Ementa: Discutir o conceito de aprender ao longo da vida, além da Pós-Graduação, para obtenção de titulação acadêmica. u003c/p> u003cp>Intervalo – 11h às 11h30u003c/p> u003cp>11h30 às 13h.u003cbr>2º Painel: O Ensino Jurídico e a Formação Profissional do Bacharel em Direito em diálogos pedagógicos interdisciplinares.”,1] ); //–>