37 novos profissionais da advocacia recebem suas carteiras na OAB/DF

Nesta terça-feira (09/08), 37 novos profissionais prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em uma cerimônia híbrida (presencial e com participações remotas) organizada pela Seccional do Distrito Federal. A transmissão foi realizada ao vivo no canal oficial da OAB/DF no Youtube.

No início da cerimônia, a oradora da turma, Yasmin Bianca Guimarães, falou sobre o papel de amigos e familiares nessa conquista profissional. “Estamos diante do olhar de orgulho de tantos familiares e amigos que presenciaram a nossa perseverança. Hoje estamos em êxtase por poder compartilhar com pessoas tão importantes essa vitória que é nossa. Em nome de todos os novos exímios advogados, muito obrigada.”

Em sequência, o paraninfo da turma e ex-juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Samer Agi, compartilhou sua experiência na área jurídica e aconselhou os novos profissionais neste início de jornada na advocacia. “O advogado deve ser alguém flexível, capaz de negociar, alguém que sabe falar, mas, acima de tudo, alguém que sabe ouvir. Se vocês não estiverem dispostos a ouvir, vocês não entenderão o problema do seu cliente. O exercício da escuta é um exercício de humildade.”

Pronunciamentos finais

Já nos pronunciamentos finais, representando as mulheres da Seccional, a secretária-geral adjunta, Roberta Queiroz, falou sobre a necessidade de não desistir nas primeiras adversidades da profissão. “Vocês não vão saber atender os clientes, talvez vocês não vão saber fazer uma procuração, mas tudo isso a gente aprende. O conselho que eu dou para vocês hoje é: sempre seguir no caminho da retidão, da honestidade, ainda que seja o mais difícil e mais longo, é esse o caminho que vai valer a pena.”

A tesoureira da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Ana Carolina Franco, falou sobre a recente parceria entre a CAADF e o Hospital Sírio-Libanês. “Temos um trabalho muito importante realizado recentemente, que é a parceria da nossa clínica PreCAAver com o Hospital Sírio-Libanês. Hoje vocês saem daqui com a possibilidade de serem atendidos pela clínica de atenção primária do Sírio-Libanês, que fica dentro do prédio da CAADF.  É uma conquista de toda advocacia e mais ainda de todos vocês que estão chegando agora.”

Falando em nome da jovem advocacia da Seccional, a presidente do Conselho Jovem, Gabriela Freire, relatou o auxílio que a OAB/DF dá para todos os advogados e advogadas que estão começando suas carreiras. “Todos vocês que estão começando, iniciando a carreira na advocacia, podem contar com essa Casa, estamos todos à disposição, aqui somos uma família, então não caminhem sozinhos e contem com essa equipe que vocês têm aqui hoje.”

O diretor de Prerrogativas da OAB/DF, Newton Rubens, deu continuidade aos pronunciamentos falando em nome das subseções. “Temos subseções que atendem a advocacia localmente, vocês podem participar dos trabalhos que essas subseções vem desenvolvendo. Essa gestão se notabilizou pela entrega das sedes em todas as 13 subseções, então em todas essas localidades vocês vão encontrar uma diretoria e comissões preparadas para atender vocês.”

O presidente da Escola Superior de Advocacia da Seccional do Distrito Federal (ESA/DF), Rafael Oliveira, deu detalhes dos projetos que a ESA está fazendo em prol da advocacia do DF. “Eu quero me colocar à disposição de vocês para que a ESA seja um facilitador nas suas vidas, para que vocês possam desfrutar de todos os cursos que temos oferecido, todos os convênios que temos assinado e tudo aquilo que temos trabalhado em função de vocês.”

Encerrando a cerimônia, a co-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, falou sobre a necessidade de demonstrar gratidão a todas as pessoas que fizeram parte dessa conquista. “É importante que a gente tome consciência dessa conquista e externalize a gratidão que a gente tem por aqueles que fizeram parte da nossa caminhada. Mandem mensagens agradecendo quem fez parte da sua caminhada, isso engrandece a sua vitória. Desejo que vocês tenham uma jornada incrível e que se orgulhem da carreira que vocês vão construir.” 

Veja a solenidade na íntegra aqui.

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)

Fotos: Roberto Rodrigues

Comunicação OAB/DF


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: