42 novos profissionais prestam juramento e ingressam na OAB/DF

Na manhã desta terça-feira (29), 42 novos profissionais prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), durante duas solenidades híbridas, presenciais no auditório revitalizado da Seccional do Distrito Federal (OAB/DF) e por plataforma para quem não conseguiu comparecer ao prédio-sede, ambas com transmissão pelo canal do YouTube da Seccional do Distrito Federal (OAB/DF). Nas presenciais, foram respeitados todos os protocolos para prevenir a contaminação por coronavírus.

As duas cerimônias foram comandadas pelo presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr, e foram prestigiadas pela diretoria da Casa, membros de Comissões e de Subseções.

Délio, no início das cerimônias, falou sobre a importância das obras de reforma de acessibilidade no auditório, recém-reinaugurado, e celebrou que a acessibilidade, agora, confere cidadania a todos. “Hoje, a pessoa com deficiência ou com dificuldades de locomoção, que chega pela W3, pode entrar no prédio e, por mais óbvio que possa parecer, até um mês atrás, não conseguia”, comemorou.

A ORADORA

Leila Aparecida Pires da Silva representou a primeira turma e falou sobre a importância de lutar pelos seus direitos, independentemente dos rótulos e dos julgamentos que poderá sofrer por isto: “sempre fui uma mulher que busca justiça e isso causa muita estranheza nas pessoas”.

Leila disse aos colegas que o mais importante é “fazer do Direito e da advocacia uma luta não apenas pelos direitos próprios, mas uma luta coletiva, para que a sociedade seja mais justa e melhor para todos”.

O PARANINFO

O conselheiro e presidente da Comissão de Relações Institucionais e Governamentais da OAB/DF, Caio Leonardo Bessa Rodrigues, foi escolhido como paraninfo desta solenidade. Seu discurso emocionou a todos, pois tratou do que nos constitui como sociedade e falou dos ritos de passagem importantes, como a entrega da carteira pela OAB.

Caio Leonardo lamentou as vidas perdidas durante a pandemia e fez uma profunda reflexão quanto ao sentido da nossa sociedade: “A Constituição Federal é aquilo que nos une como sociedade e, se ela não nos une como sociedade com um sentido claro e que todos tem dentro, nós não fazemos sentido como sociedade. E nós, advogados, somos a amálgama, aqueles a quem acaba de ser atestado a capacidade de defender e de disseminar essa noção.”

Antes de proceder ao encerramento dessa primeira cerimônia, Délio passou a palavra para a conselheira e vice-presidente da Comissão de Advocacia nos Tribunais Superiores da OAB/DF, Ana Luisa Fernandes Pereira de Oliveira, que discursou sobre as mulheres advogadas, as dificuldades enfrentadas por elas, e as aconselhou a que se aproximem de pessoas capacitadas. “O sucesso vai aparecer! Existe espaço para todo mundo dentro de uma sociedade que luta para vencer esse preconceito todos os dias”.

PARTICIPANTES

Na primeira solenidade, estiveram presentes ou participaram por meio de plataforma virtual a vice-presidente Cristiane Damasceno; o secretário-geral Márcio de Souza Oliveira; o ouvidor Samuel Suaid; a conselheira Graciete Saraiva, da Subseção de Ceilândia; o ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Batista Brito Pereira; a conselheira e vice-presidente da Comissão de Advocacia nos Tribunais Superiores da OAB/DF, Ana Luisa Fernandes Pereira de Oliveira; o conselheiro seccional e vice-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Distrito Federal, André Santos, a conselheira seccional e controladora-geral da OAB/DF, Karina Amorim; o diretor de Prerrogativas, Rafael Martins; a conselheira e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Nildete Santana de Oliveira; a presidente da Comissão de Cultura Esporte e Lazer, Veranne Magalhães, e o conselheiro seccional Gerson Wilder.

SEGUNDA CERIMÔNIA

A segunda cerimônia da manhã, também, foi comandada pelo presidente da OAB/DF, Délio Lins Silva Jr., e prestigiada pela diretoria da Casa, membros de Comissões e de Subseções. Contou com as presenças do secretário-geral da OAB/DF, Marcio de Souza Oliveira; do diretor de Prerrogativas, Rafael Martins; da presidente da Comissão da Mulher Advogada, Nildete Santana de Oliveira, e da presidente da Comissão de Cultura Esporte e Lazer, Veranne Magalhães.

Délio iniciou a cerimônia falando sobre a felicidade que é para a OAB poder voltar a utilizar o auditório, agora reformado e com acessibilidade. “O auditório agora ficou mais acessível. Temos um espaço para cadeirantes e uma rampa de acesso também.”

O ORADOR

O ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, Nefi Cordeiro, foi escolhido como orador. Em seu discurso, falou sobre como é gratificante realizar mais essa etapa profissional. “Como é bom nos tornarmos advogados, imprescindíveis para a Justiça e voz do cidadão, fiscais e realizadores do justo. É muito bom se tornar advogado em meio a uma OAB representativa, atuante e democrática.”

O orador reafirmou a missão dos advogados de lutar pela cidadania e pelo Direito. Nefi comunicou a vontade de seguir agora a advocacia depois de tantos anos como magistrado. ”Fecho um ciclo. Fui promotor de Justiça, juiz e agora faço da minha vida a vida da advocacia. Faço questão de ressaltar o orgulho de sermos advogados, de representarmos o justo de alguém, de acreditarmos que faremos justiça não nos importando com as pressões sociais e com as dificuldades.”

A PARANINFA

A secretária-geral da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência, Natália Nascimento da Silva, foi escolhida como paraninfa. Discursou sobre os obstáculos que os novos advogados vão enfrentar e como a OAB “precisa de profissionais corajosos, prestativos e empáticos”. Ela ressaltou que um dos papéis dos advogados “é estabelecer uma sociedade mais justa e humanitária”.

A paraninfa, por fim, destacou que a cerimônia ali realizada é apenas o início da vida profissional dos compromissandos. “Desejo a cada um de vocês força para poder superar cada obstáculo, prosperidade, empatia e paciência. O caminho vai ser longo, mas temos a consciência que um profissional dedicado tem sempre espaço no mercado.”

ENCERRAMENTO

O conselheiro Gerson Wilder, representante da Subseção de Ceilândia, no encerramento, tratou do tema da inclusão, que é caro à atual gestão. “Queria dizer ao presidente Délio que você traz para esta casa os princípios constitucionais da inclusão da pessoa. Então, vamos todos trazer à sociedade a inclusão e o respeito.”

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, Nildete Santana de Oliveira, deu as boas-vindas aos novos advogados e às novas advogadas, convidando-os para conhecer a Comissão da Mulher Advogada. “Quero dizer que a OAB está de portas abertas para todos vocês! Faço convite para que participem da Comissão da Mulher Advogada, homens e mulheres, porque a defesa da mulher deve ser uma bandeira de toda a sociedade.”

Délio, nas palavras finais disse que este 29 de junho é um dia para ficar marcado nesta gestão. “É um dia muito especial, poder voltar para o auditório.” Segundo Délio, a classe dos advogados tem de se manter ativa e participativa na sociedade. “A sociedade precisa da advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil. Vou encerrar com uma palavra: amor. Tudo que vocês fizerem façam com amor, vocês não imaginam como fazer as coisas com amor abre portas.”

Confira aqui a cerimônia das 9 horas

Veja aqui também a cerimônia das 11 horas

Texto: André Luca e Rayssa Carneiro (estagiários sob supervisão de Montserrat Bevilaqua)

Comunicação OAB/DF