60 anos: o papel das subseções

Em transmissão ao vivo, na noite desta terça-feira (26/5), como parte da programação dos 60 anos da OAB/DF, o coordenador do Colégio de Presidentes das Subseções, Leonardo Rabelo, fez uma análise do papel das representações da Ordem nas regiões administrativas. Com quase 50 mil advogados e advogadas inscritos, a Seccional possui hoje 12 subseções. A primeira foi inaugurada em 1979, em Taguatinga.

Leonardo Rabelo apontou a criação do Colégio de Presidente das Subseções e a instituição do duodécimo como alguns dos importantes avanços conquistados por estas representações da Seccional. “É neste espaço que levamos à diretoria da Seccional, periodicamente, os anseios e dificuldades de cada Subseção, assim como apresentamos projetos e medidas que necessitam serem implementadas. Sem dúvidas a criação do Colégio de Presidentes foi um marco para as subseções”, comentou o coordenador, na live transmitida no Instagram da OAB/DF.

Para o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, que mediou a transmissão, as reuniões organizadas pelo Colégio de Presidentes têm se mostrado como uma importante ferramenta para o diálogo entre a Seccional e as Subseções. “Criamos o Colégio para fazer com que haja uma melhor interação entre esses espaços e também para aproximar a OAB/DF da advocacia, que hoje atua de forma quase predominante nas regiões administrativas. Nas reuniões, percebemos o quão importante é esse contato para conhecer a demanda de cada região e poder solucioná-la”, afirmou.

Rabelo destacou que “em cada região há uma realidade distinta”. “Então, é extremamente importante esse contato”, completou o dirigente, que aliou a isso a importância da implementação recente do duodécimo, repasse mensal de recursos às Subseções pela Seccional. “O duodécimo veio como uma forma de descentralização de solicitações. Antes dele, era necessário o envio de um ofício à sede para a realização de um simples conserto, por exemplo. Hoje, podemos administrar o duodécimo e manter uma certa autonomia como Subseção”, comentou.

Délio Lins indicou a implementação do duodécimo como uma das medidas mais importantes desde o início da atual gestão. “O duodécimo confere autonomia e agilidade nos processos das Subseções, cuja necessidade não se podia mais neglicenciar. Ele gera conforto para resolver soluções em espaços onde a advocacia milita diariamente”, disse.

Leonardo Rabelo ressaltou ainda na live o papel das Subseções na atuação junto à sociedade. “As Subseções têm prestado serviços relevantíssimos para a sociedade civil como um todo. Exemplo disso, são os programas OAB vai à Escola e o de combate à violência doméstica. É importante também destacar a interação entre as comissões, que vem ocorrendo cada vez mais”, destacou. “Percebemos que todos estão sempre com boa vontade de fazer esse trabalho, que é totalmente voluntário e exige muita dedicação”, completou o presidente Délio Lins.

60 anos
A live é a segunda realizada pela OAB/DF esta semana em comemoração aos 60 anos da instituição, completados nesta segunda-feira (25/5). A ideia é discutir as mudanças vividas pela Seccional ao longo de suas seis décadas de existência, a atual revolução OAB/DF Digital e refletir sobre o mercado jurídico pós-Covid-19, pandemia declarada no início de março e que obrigou a população ao isolamento, com a consequente suspensão de uma série de atividades.

Com o isolamento social, houve a necessidade de mudanças no funcionamento da Ordem e de suas Subseções. Os serviços antes disponíveis de forma presencial estão sendo oferecidos agora por meio de uma plataforma digital, viabilizada pelo projeto OAB/DF Digital, que antecipou o lançamento de uma série de ações em razão da pandemia. Em breve, os serviços estarão disponíveis também por meio de um aplicativo. Saiba mais. “Nunca pensei que seria presidente num período como este, mas sabemos que revoluções são necessárias e há tempos a OAB/DF precisava se modernizar”, encerrou Délio Lins.

Confira tudo o que a Seccional tem feito para a advocacia desde o início da pandemia.

 

Comunicação Social
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob a supervisão de Ana Lúcia Moura)
Imagem do destaque: Tony Winston/Agência Brasília/ Governo do Distrito Federal (GDF)


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: