62 novos profissionais prestam juramento e ingressam na OAB/DF

Na manhã desta quinta-feira (13/5), 62 novas advogadas e advogados prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), durante solenidade virtual e com transmissão pelo canal do YouTube da Seccional do Distrito Federal (OAB/DF). A cerimônia foi comandada pelo presidente da OAB/DF, Délio Lins Silva Jr., e prestigiada pela diretoria da Casa, membros de Comissões e de Subseções. Contou com as presenças da vice-presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno, e do secretário-geral da OAB/DF, Marcio de Souza Oliveira.

O ORADOR

Henrique Barros de Melo iniciou a cerimônia falando da felicidade por estar completando essa etapa em sua vida profissional e do empenho que o levou a chegar nesse momento. “Foi necessária muita dedicação na graduação em Direito, além de bastante esforço para a preparação do exame de Ordem, que, sem dúvidas, é um grande desafio, sendo fundamental para que os quadros da advocacia do nosso país estejam adequadamente preparados para exercer suas funções.”

O orador encerrou seu discurso homenageando o advogado abolicionista Luís Gama, em alusão ao Dia da Abolição da Escravatura (13/5). “Gostaria de fazer memória ao advogado abolicionista Luís Gama, reconhecido como o primeiro advogado negro do Brasil, que dedicou sua vida em luta do direito de minorias”.

“Assim meus colegas, revertidos nesse novo ofício não nos calemos diante de violação de direitos e sejamos firmes na defesa da ordem jurídica e direitos humanos”, encerrou.

O PARANINFO

O presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), Trajano Sousa de Melo, foi escolhido como paraninfo da turma. Trajano falou dos desafios e das conquistas que esperam os novos advogados, e como eles devem exercer seus ofícios sempre com amor. “Nessa luta não há inimigos, haverá sempre do outro lado um operador do direito igualmente devotado para a defesa de suas convicções, e nesse convívio devemos saber que ganhar é sinônimo de entregar seus esforços sem nunca flexionar seus valores atuando sempre com ética”, concluiu.

ENCERRAMENTO

O presidente da OAB/DF, Délio Lins Silva Jr., encerrou a cerimônia falando sobre o momento de transição que os compromissandos encontrarão dentro da advocacia, e como isso pode fortalecê-los. “Talvez seja o período mais apropriado para vocês chegarem à advocacia. É uma ocasião em que todos nós estamos passando por dificuldades que acontecem por conta dos novos tempos e alterações tecnológicas. E nada melhor que vocês jovens, antenados com a tecnologia, para auxiliar nesse momento.”

“Quero destacar uma palavra que foi a tônica do discurso do Dr. Trajano: amor. Essa palavra abre muitas portas, o que vocês decidirem fazer a partir de hoje façam com amor”, concluiu seu discurso encerrando a cerimônia.

Assista a cerimônia na íntegra aqui.

Texto: André Luca, estagiário sob supervisão de Montserrat Bevilaqua

Comunicação OAB/DF