77 novos profissionais da advocacia recebem suas carteiras na OAB/DF

77 novos profissionais prestaram o juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em duas cerimônias híbridas, presenciais e com participações remotas, organizadas pela Seccional do Distrito Federal, realizadas nesta terça-feira (28/06). As transmissões foram realizadas pelo canal oficial da OAB/DF no Youtube. Pela manhã, 38 novos advogados e advogadas receberam as tão esperadas carteiras e, de tarde, mais 39.

Evento da manhã

A primeira solenidade do dia teve início com o discurso do orador da turma, Filipe Rodrigues Lima. Em sua fala, o orador falou sobre a importância de respeitar o seu próprio tempo e  comemorar as conquistas do presente. “Usar o tempo como régua para medir o nosso sucesso em comparação com o dos outros não é sabedoria, é tortura. Tempo não é a regra para medir conquistas, nós devemos aprender a respeitá-lo.”

O paraninfo da turma, Aragonê Fernandes, se pronunciou sobre a atividade exercida na advocacia e ressaltou que o bom desempenho na profissão levará os novos advogados e advogadas ao êxito. “A atuação do advogado pode ser determinante para o bem ou para o mal, espero que vocês sempre estejam do lado do bem. Estar do lado do bem significa fazer a coisa certa, e fazer a coisa certa é o que os levará ao sucesso.”

Pronunciamentos finais

Introduzindo os pronunciamentos finais, o presidente da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência (Concad) e da Caixa de Assistência do Distrito Federal (CAADF), Eduardo Uchôa Athayde, apresentou os serviços oferecidos pela CAADF para os novos membros da Seccional. “A missão da Caixa é dar para vocês conforto e condições para que vocês tenham alentos para enfrentar esse mundo tão duro e difícil. A saúde da advocacia importa muito para nós.”

O membro do Conselho Jovem e da Subseção de Ceilândia, Charles Eduardo, falou em nome das subseções. Charles falou sobre o acolhimento que a Seccional e as subseções vão dar a partir de agora para os novos membros da OAB/DF. “Com muita humildade e perseverança eu achei o caminho, trabalhei e hoje sou conselheiro seccional, conselheiro jovem e sou abraçado pela instituição OAB. Então acreditem em vocês, porque assim como a Ordem me acolheu, ela acolherá vocês.”

O diretor da Escola Superior de Advocacia do Distrito Federal (ESA/DF), Rafael Freitas de Oliveira, destacou o trabalho realizado pela ESA para auxiliar no crescimento dos novos advogados e advogadas. “Temos nos empenhado bastante para trazer o máximo de convênios para que vocês tenham a oportunidade de dar continuidade nos estudos de vocês. A advocacia exige de nós cada vez mais uma preparação acadêmica, então quero convidá-los para conhecer nossos cursos. Essa gestão é absolutamente comprometida em  melhorar a vida de vocês.”

Por fim, a secretária-geral adjunta da OAB/DF, Roberta Queiroz, falou sobre a necessidade de valorizar as pequenas conquistas e persistir para alcançar o sucesso tanto profissional quanto pessoal. “Independentemente da sua história, certamente alguns percalços foram superados e, de fato, não será fácil a caminhada daqui para frente. Esse é apenas um capítulo do livro da nossa vida, não é o começo e não é o fim. Na verdade o que importa é nossa família, amigos e nossas pequenas conquistas de todos os dias.”

Evento da tarde

Já na solenidade da tarde, a oradora da turma, Gabriela Mourão, iniciou o evento ressaltando o trabalho desenvolvido pela OAB/DF em prol da jovem advocacia, e finalizou seu discurso demonstrando sua gratidão pela Seccional. “Queria demonstrar minha gratidão à OAB/DF, essa Casa que tanto me acolheu. Lembro como se fosse hoje, no curso de Direito, minha busca de um primeiro estágio. Aqui consegui essa oportunidade, como estagiária e funcionária desta Seccional ressalto a minha imensa admiração a todo trabalho em prol da advocacia aqui desenvolvido.”

A paraninfa Raquel Lucas Bueno deu sequência à cerimônia dando dicas valorosas para que os novos membros da Seccional possam trilhar seus caminhos na advocacia da forma mais proveitosa possível. “Exerça a empatia, busque a sabedoria, prefira o silêncio do sábio e a observação mais aprofundada do que a manifestação apressada e ansiosa do tolo. Entenda que nossa profissão e ofício nos exigem atualização e estudo constante, o que nos permite exercer a humildade e controlar a nefasta vaidade.”

Pronunciamentos finais

A co-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, enfatizou o trabalho da atual gestão em manter uma OAB plural e diversa, representando todas as esferas da advocacia do Distrito Federal. “Hoje vocês olham para essa mesa e podem ver a pluralidade que marca essa gestão. Nós temos mulheres, homens, negros e brancos. Isso representa a advocacia, por isso é importante fazer esse registro, do quanto é necessário ter pessoas que representam realmente a advocacia. Então eu agradeço ao presidente Délio por ter iniciado esse marco transformador na história da advocacia, que eu tenho certeza que jamais vamos permitir que isso retroceda.”

E finalizando a solenidade o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., reforçou em seu pronunciamento a atuação constante da OAB/DF para amparar os advogados e advogadas em qualquer momento. “Vocês ainda vão passar por dificuldades, tem dias que vocês vão chorar de alegria, dias que vão chorar de raiva, mas saibam que em todos esses momentos nós estamos aqui por vocês. Nós estamos aqui 365 dias por ano, 24 horas por dia para ajudar no que for possível e necessário.”

Confira a solenidade da manhã na íntegra.

Confira a solenidade da tarde na íntegra.

Fotos: Roberto Rodrigues

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)

Comunicação OAB/DF