94 novas advogadas e novos advogados prestam juramento da Ordem em cerimônia da OAB/DF

Na manhã desta terça-feira (13/4), 94 novas advogadas e novos advogados prestaram juramento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), durante solenidade virtual e com transmissão pelo canal do YouTube da Seccional do Distrito Federal (OAB/DF). A cerimônia foi presidida pela vice-presidente Cristiane Damasceno e prestigiada pela diretoria da Casa, membros de Comissões e de Subseções. Contou com as presenças dos presidentes da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAADF), Eduardo Athayde Uchôa.

A ORADORA

Júlia Vitória representou sua turma. Destacou ser uma grande honra. “Para chegar até aqui, percorremos jornadas distintas e únicas que nos trouxeram a um ponto comum: a advocacia. Este momento exterioriza um simbolismo muito representativo… é um marco inicial”, afirmou a oradora. Para Júlia, os estudos realizados na graduação foram “reconhecidos” e “legitimados” com a carteira da Ordem em mãos.

“Qual é o ponto comum de todas as pessoas que estão aqui hoje?”, ela perguntou, para responder: “Uma característica muito comum aos advogados é estar sempre a postos para analisar uma situação sob a perspectiva do outro, preenchida com uma certa irritação com qualquer resquício de injustiça e, ao mesmo tempo, é ter ciência de que na vida há mais de uma verdade, há mais de uma história. Cada um de nós escolheu a advocacia por um motivo, mas, certamente, a crença no senso de Justiça e na defesa dos interesses da população foi um ponto predominante.”

O PARANINFO

O conselheiro federal Ticiano Figueiredo foi paraninfo da turma. Destacou que “a OAB/DF participa da história da Capital sempre alinhada com a mais alta e legítima aspiração de nossa gente”. A instituição, segundo suas palavras, “sempre está pronta para a defesa da ordem constitucional e das nossas liberdades democráticas”.

Outros pontos de destaque em sua fala foram a atuação da Seccional pela valorização das prerrogativas da advocacia. “Não se pode desmerecer a advocacia… isso significa maldizer a democracia”.

CAADF

Representando a Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), o presidente Eduardo Athayde Uchôa, falou sobre os serviços prestados para advogados e suas famílias. Contou que o plano de saúde oferecido pela CAADF, em menos de um ano de sua implantação, já dá cobertura a mais de mil vidas. Apresentou o atendimento da clínica PrecAAver, inaugurada pela atual gestão. Também, destacou a campanha de vacinação em curso contra a H1N1 (leia mais aqui).

Délio Lins e Silva Jr., cumpria agenda no Complexo da Papuda, mas entrou na cerimônia para dar as boas-vindas e deixar palavras de incentivo aos novos profissionais. Contou que estava visitando o Complexo Penitenciário da Papuda, onde conferia o andamento das obras nos Centros de Detenção Provisória I e III, uma ação no interesse de observar as prerrogativas das advogadas e dos advogados: “teremos espaços excelentes para a atuação da advocacia” Leia mais aqui sobre a visita de Délio ao Complexo da Papuda.

Encerrando a cerimônia, a vice-presidente Cristiane Damasceno falou, inicialmente, sobre dois troféus conquistados pelos compromissandos: a graduação e a aprovação no exame de Ordem: “passar na faculdade não é fácil; não desprezem suas vitórias e não desprezem o processo e a caminhada”. Ela chamou atenção ao propósito de cada um. “O que trouxe você até aqui?”, perguntou para estimular a turma. Explicou que o propósito está alinhado à busca da felicidade, algo muito pessoal. “Para mim, é quando estou em sala de aula. Esse é o meu propósito!”

Assista a cerimônia na íntegra aqui.

Texto: Montserrat Bevilaqua

Comunicação OAB/DF