A presidente do TST dá boas vindas aos novos profissionais da OAB/DF

Setenta e nove bacharéis em Direito foram saudados pela presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, na tarde desta segunda-feira (9/3). Paraninfa da solenidade em que os jovens receberam as carteiras da OAB/DF, Maria Cristina deixou aos novos profissionais três conselhos para uma carreira bem sucedida: dedicação, empenho no trabalho e estudo contínuo.  

A magistrada comparou a advocacia a uma prova de concurso cotidiana. “Um advogado bem sucedido passa por um concurso público todos os dias na vida. É muito difícil ser um bom advogado, ter sucesso na advocacia, exatamente por isso. Quando você faz um concurso, você estuda muito, como vocês fizeram para ingressarem nos quadros da OAB, mas, no dia a dia, nós enfrentarão um sucessivo concurso, que é bem advogar uma causa, bem fundamentar uma petição inicial, produzir uma boa prova. Cumprimento-os por terem escolhido essa profissão”, disse.

Maria Cristina Peduzzi ingressou no TST pelo quinto constitucional, mecanismo que confere assento nos tribunais à advocacia e aos promotores. Antes da iniciar a carreira de magistrada, exerceu a advocacia por 27 anos, tendo ingressado na OAB/DF em 1975, sob a inscrição número 1.943. No Tribunal, atua há 19 anos e é a primeira mulher a presidir a Corte. Maria Cristina foi empossada no cargo no último dia 19.

“Esta é a cerimônia mais importante desta casa e procuramos sempre chamar aqui pessoas que, acima de tudo, tenham algo a mostrar em relação aos valores que defendemos nesta Casa. A ministra Maria Cristina Peduzzi tem uma trajetória que é exemplo para todos nós. É uma honra tê-la como paraninfa, especialmente neste mês de março, que é dedicado às mulheres”, afirmou aos novos advogados e advogadas o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior.

Prerrogativas
Coube à Layanny Kelly Lima e Silva discursar em nome dos colegas bacharéis. “Agradeço a oportunidade de proferir estas palavras num momento tão importante, que marca um novo capítulo na história de todos nós”, disse ela. “O percurso foi cheio de obstruções, mas a luta pelo Direito sempre nos guiou e nos guiará como guardiões da justiça no seio da sociedade”.

Layanny defendeu a importância do cumprimento das prerrogativas dos advogados e advogadas. “No exercício de nossas atribuições, uma vez que garantimos a promoção da justiça com liberdade e igualdade, é imprescindível protegermos a inviolabilidade e a independência dos advogados, além de outras prerrogativas constitucionais e legais. Tolher a liberdade do advogado e relativizar suas prerrogativas é fragilizar a defesa do cidadão e as premissas do estado democrático de direito”, afirmou.

A conselheira Giordana Carneiro do Vale Rodrigues, o presidente da subseção de Águas Claras, Eric Gustavo de Góis Silva, e o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Mauro Pires, também deram boas vindas aos profissionais. “É um momento muito especial, um marco na vida de cada um de vocês, como foi na minha. É um momento em que se inicia verdadeiramente a carreira profissional de cada um de vocês e a forma como pautarão o dia a dia determinará o sucesso de cada um. Desejo sorte e realizações. Temos campo para todos”, disse Giordana Carneiro.

Eric convidou os novatos a utilizarem os espaços das subseções da OAB/DF. “A subseção equivale a uma prefeitura na comparação com um estado. É a extensão da Ordem nas regiões administrativas do DF. Participem!”. Mauro Pires detalhou alguns dos benefícios que a CAADF oferece à advocacia. “Usem a Caixa e disseminem entre os colegas as vantagens que ela oferece. Estamos aqui para melhorar a vida da advocacia”, disse.

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Ana Lúcia Moura
Fotos: Valter Zica