ABERTURA DO 1º ENCONTRO REGIONAL DOS ADVOGADOS JOVENS

Brasília, 22/10/10 – A Comissão do Jovem Advogado da OAB/DF abriu na quinta-feira (21/10) o 1° Encontro Regional dos Advogados Jovens. “É uma oportunidade excelente para os estudantes que estão no final de curso e para os advogados que estão no início da carreira terem contato com conselheiros e advogados mais experientes, para que possam dar boas dicas para o futuro da carreira deles”, ressaltou o presidente da Comissão, Délio Lins e Silva Junior.

“O objetivo é estimular todos os senhores a participarem da vida da OAB/DF”, frisou o presidente da Seccional, Francisco Caputo, que contou aos participantes como foi a sua trajetória na advocacia. Reuniram-se 247 estudantes de direito e advogados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará e Distrito Federal. Também participaram representantes da Guiné-Bissau. O advogado do país africano, Marandolino Co, recebeu o convite da OAB/DF para participar do evento. “Espero que seja bom. Que traga boas realizações não só para o Brasil, mas também para toda a humanidade, no que diz respeito aos direitos humanos, ao acesso ao direito e à cidadania”.

Advogado criminal há 30 anos, Antônio Carlos de Almeida Castro ministrou uma palestra dinâmica. Citou poesias de Fernando Pessoa e aconselhou os jovens advogados a lerem muito; a serem sinceros; conhecerem bem o seu cliente; não mentirem; não serem arrogantes; terem segurança; tomarem cuidado com a mídia e com a vaidade e atuarem na área de que gostam. “A advocacia é uma profissão bonita, que mexe com a vida da pessoa. É lidar com algo mais precioso, que é a liberdade e a honra, muito mais do que a área material. Você tem de estar preparado para enfrentar o Poder Judiciário, que muitas vezes é lento, mas tem de acreditar que é possível, ainda, fazer justiça”.

O advogado Leandro Barreto Soares elogiou a iniciativa da Comissão e explicou ser fundamental a troca de experiências entre os advogados, “afinal de contas, a prática auxilia a teoria que você aprende na universidade”.

Délio Lins e Silva Junior presenteou os ex-presidentes da Comissão do Advogado Jovem da OAB/DF, Jacques Veloso e Rodrigo de Freitas Rodrigues com placas de homenagem. No fim do primeiro dia foram sorteados livros jurídicos, descontos no curso a distância da ESA, bolsas de estudo de pós-graduação da ATAME e inscrições para o “XIII Congresso Brasiliense de Direito Constitucional”. Foram conferidos certificados de 4 horas aula aos participantes deste primeiro evento.

Thayanne Braga
Assessoria de Comunicação – OAB/DF