Abertura do IV Congresso de Gestão Jurídica da OAB/DF tem participação do presidente do STJ

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) por meio da Comissão de Gestão de Escritórios de Advocacia da OAB/DF, juntamente com a Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), iniciou nesta segunda-feira (20/09) o IV Congresso de Gestão Jurídica da OAB/DF. O evento foi transmitido pelo canal da OAB/DF no Youtube.

ABERTURA

O painel de abertura do Congresso contou com a presença do presidente da OAB/DF, Délio Lins Silva Jr; o ministro e atual presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; a desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, e a presidente da Comissão de Gestão de Escritórios de Advocacia da OAB/DF, Érika Siqueira.

Délio destacou a importância de um evento que trata sobre o tema da Gestão Jurídica em meio às mudanças tecnológicas do último ano. “A Comissão não tem medido esforços para que a Ordem possa fazer esse evento anualmente. E esse ano eu diria que é mais especial ainda porque toda nossa vida, especialmente a nossa vida profissional mudou muito nesse último ano. Então o Congresso é responsável por nos atualizar em relação à temática da Gestão Jurídica.”

Délio Lins e Silva Jr, presidente da OAB/DF

Érika Siqueira falou sobre o importante papel que o Congresso de Gestão Jurídica da OAB/DF apresenta já há quatro anos. “Eu acredito que esse Congresso vai ser, como nos demais anos, muito enriquecedor tanto para os advogados iniciantes, quanto para os que estão em carreiras consolidadas. Então, nosso intuito foi trazer palestrantes que vivenciam na prática a gestão, levando temas inovadores para serem debatidos.”

Érika Siqueira, presidente da Comissão de Gestão de Escritórios de Advocacia da OAB/DF

Em sequência, a desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito falou sobre “Os Impactos da Pandemia nos Processos de Trabalho nos Tribunais”. “No empenho por uma justiça mais ágil e efetiva, cada vez mais recorremos a soluções tecnológicas que simplificam processos de trabalho. Na atual pandemia, todas as profissões foram afetadas por medidas restritivas, e na nossa justiça não foi diferente.”

A desembargadora relatou várias modernizações tecnológicas na justiça brasileira impulsionadas pelo período de pandemia, e se disse otimista quanto às mudanças tecnológicas. “Continuamos buscando o ideal, aprimorando nossos serviços em busca de uma justiça acessível, inteligente e célere.”

Ana Maria Duarte Amarante Brito, desembargadora

PRESIDENTE DO STJ

Fechando a abertura do Congresso, o ministro e atual presidente do STJ, Humberto Martins, agradeceu o convite do presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr. para participar do Congresso, elogiou a organização do evento realizado pela OAB/DF e destacou a participação e a qualidade dos palestrantes que participam do evento. “É uma alegria muito grande participar do IV Congresso de Gestão Jurídica da OAB/DF a convite do dr. Délio Lins e Silva Jr. e da dra. Érika Siqueira.”

Humberto Martins, ministro e atual presidente do STJ

Humberto Martins reconheceu em seu discurso a relevância do papel da gestão jurídica para a formação de profissionais do mercado jurídico mais bem preparados. “Uma gestão jurídica eficiente e adequada, vivenciada por cada operador do Direito, é o que fortalece o exercício da atividade da advocacia. Ambas possuem a necessidade de gerir as pessoas com quem trabalham e os destinatários dos serviços prestados, denominados ‘clientes’. A otimização da aplicação dos recursos financeiros também é uma necessidade comum, bem como a melhoria contínua dos serviços e da percepção dos destinatários quanto aos serviços prestados.”

O ministro falou sobre a necessidade das organizações jurídicas em estar sempre buscando fazer justiça, e o importante papel da advocacia para garantir a segurança jurídica. “Quando falamos da busca incessante de fazer justiça, nós entendemos que pressupõem a existência de organizações sejam elas públicas ou privadas, no entanto, preparadas para prestar serviços jurídicos de qualidade e excelência onde haja segurança jurídica. E quem traz essas teses para firmar essa segurança é o advogado através de petições.”

O presidente do STJ também relatou que junto a “busca incessante” de fazer a justiça tem que surgir inovações das organizações jurídicas, principalmente em momentos difíceis como o atual período de pandemia. “Nesse contexto, tenho que inovação é a palavra-chave para superar as dificuldades, implantar novas normas legais e evoluir continuamente, visando ao sucesso da advocacia, atividade essencial à administração da Justiça”, declarou.

O ministro finalizou dizendo que uma boa gestão jurídica, é o que leva ao resultado que todos os operadores do Direito de qualquer organização busca, a justiça. “Em outras palavras, a gestão administrativa dos diversos aspectos que envolvem a atuação técnica, seja no processo judicial, no processo administrativo ou na atuação não contenciosa, colabora decisivamente para a obtenção do resultado almejado, que é a busca da justiça”, concluiu.

NÃO PERCA

O dia de abertura do Congresso já conta com mais de 2.000 visualizações. Com um número de 2700 inscritos, o IV Congresso de Gestão Jurídica da OAB/DF bateu o recorde de inscrições de todas as edições do Congresso.

Confira aqui, na íntegra, o primeiro dia de evento. E veja também o painel que aconteceu nesta terça-feira (21/09) de manhã sobre “Marketing e Estratégia Jurídica para a Advocacia”.

O Congresso volta às 19h com o painel “Gestão Financeira para Geração de Eficiência e Resultados”, com diversos especialistas da área. Não perca!

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Esther Caldas)

Comunicação OAB/DF