Advocacia brasiliense se despede de Moacir Belchior

A presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, e os ex-presidentes Maurício Corrêa e Antônio Carlos Osório foram alguns dos representantes da Ordem nesta terça-feira (17), no cemitério Campo da Esperança, em Brasília. Eles acompanharam o sepultamento do advogado Moacir Belchior, que faleceu na segunda-feira. “Ele era uma pessoa espetacular e extremamente dedicado à advocacia”, disse Estefânia.

A presidente da OAB/DF decretou luto oficial de três dias em razão da morte do jurista. Moacir Belchior faleceu aos 81 anos, vítima de complicações pós-cirúrgicas. Ele era ex-presidente e membro honorário vitalício da Seccional. O advogado deixou viúva e seis filhos. Pioneiro da advocacia brasiliense, a sua inscrição na Seccional era a de número 221.

Belchior nasceu em 11 de março de 1928, em Corumbá de Goiás, e presidiu a OAB/DF de 1971 a 1973. Também foi subsecretário-geral da OAB Nacional de 1985 a 1987. Em 2008, ele foi homenageado pela OAB/DF com um troféu de bronze, na VI Conferência dos Advogados do Distrito Federal, como um dos principais advogados responsáveis pela defesa do Estado Democrático de Direito.