OAB/DF homenageia advogadas

A OAB/DF homenageou, na noite desta quarta-feira (11/12), advogadas que têm contribuído para a valorização da mulher nos trabalhos da Seccional. Realizada no plenário José Gerardo Grossi, na sede da instituição, a cerimônia foi uma iniciativa da Comissão da Mulher Advogada.

Receberam a homenagem pelos relevantes serviços prestados:
Andréa Saboia
Célia Arruda
Cristiane Romano
Elizabeth Diniz Margins Souto
Eunice Pinheiro Martins
Fernanda Guimarães Hernandez
Francisca Aires de Lima Leite
Isabela Pompilio
Joana Mello
Josefina Serra dos Santos
Liliana Barbosa do Nascimento Marquez
Lisa Marini
Mabel Resende
Magda Ferreira
Maria Claudia Araújo
Maria Victoria Hernandez Lerner
Marta Mitico Valente
Nadya Diniz Fontes
Patrício Rios Salles de Oliveira
Rosa Maria Motta Brochado
Sandra Dino
Soraia Mendes
Stela Maria Cabral Domingos

Também foram agraciadas Aline Melo Franco, Cristiane Damasceno, Gabriela Lorrine Siqueira Silva, Liliane Barbosa de Melo, Maria Alice de Medeiros Silva, Maria do Espírito Santo de Souza, Marília Galo e Neyde Maria Silva Tavares, representadas na cerimônia por outras advogadas.

A cerimônia foi aberta pela secretária-geral adjunta da OAB/DF, Andreia Saboia, o diretor tesoureiro da Seccional, Paulo Maurício Siqueira, e a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Nildete Santana. “Este é um dia muito muito importante, porque é o momento de homens e mulheres levantarem esta bandeira de luta em defesa de todas as mulheres”, afirmou Andréia ao iniciar os trabalhos.

Nildete Santana, apresentou dados estatísticos que mostram o crescimento da participação feminina na Ordem dos Advogados do Brasil e que entre os novos inscritos nos últimos anos as mulheres já são maioria. “Estamos vivendo um processo de mudança visível em relação a um passado relativamente recente, mas ainda há muito que se avançar”, comentou. “Aqui estão sendo homenageadas mulheres de todas as especialidades e gerações, o que destaca a representatividade feminina na advocacia do DF. Colegas que ensinam a todos a beleza da nossa profissão”, comentou o diretor tesoureiro, Paulo Maurício.

Boas vindas
Antes da premiação, a conselheira federal Raquel Cândido fez uma homenagem às advogadas agraciadas. “Quando eu olho para este grupo de mulheres, eu me sinto privilegiada porque vejo o quanto tenho a aprender com vocês”, disse, ao iniciar seu discurso. “Só vocês sabem o quanto caminharam para chegar até aqui e quantas foram as batalhas, as cicatrizes, as reinvenções, os recomeços e os troféus que vieram de cada um desses momentos.”, completou.

Raquel Cândido ressaltou que as mulheres homenageadas são advogadas atuantes em várias áreas, em escritórios grandes, pequenas, autônomas e algumas são professoras. “A presença de cada uma de vocês aqui é o resultado da qualidade das sementes plantadas ao longo da vida. A lei da semeadura é infalível, a excelência da colheita de vocês não aconteceu por acaso”, destacou. “Eu as parabenizo porque venceram os desafio das longas horas, da dupla ou tripla jornada, da ilusão de serem multitarefas, porque cada uma de vocês perseverou para alcançar os seus sonhos. Acima de tudo, eu as parabenizo por persistirem na advocacia ainda tão masculina, apesar de sermos metade da OAB”, concluiu.

 

Comunicação OAB/DF
Texto e fotos: Ana Lúcia Moura