ADVOGADO GANHA TOTEM ELETRÔNICO NA OAB FEDERAL

O advogado conta agora com mais uma ferramenta, fruto da informatização. Foi inaugurado, na noite desta segunda-feira, 12, na sede do Conselho Federal, um terminal de autoatendimento de informações processuais, conhecido como totem, numa parceria entre o Supremo Tribunal de Justiça e a OAB Nacional. Este foi o primeiro terminal a ser instalado fora do STJ. O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, que esteve na inauguração, disse que essa é uma forma de colaborar com o dinamismo do processo. “Os totens irão auxiliar os advogados e os cidadãos, democratizando o acesso à informação”, apontou.

Os totens facilitarão a vida do advogado, que poderá peticionar diretamente ao STJ, consultar processos, acompanhar andamentos e imprimir um extrato da operação. Com a implantação do processo digital, o advogado poderá fazer a petição, assinar digitalmente por meio do seu certificado e enviar por e-mail para o STJ. O processo virtual dilatará o prazo de entrega dos processos, passando das 19h para a meia-noite.

Qualquer pessoa poderá ter acesso ao processo e fazer o acompanhamento por meio dos totens. O presidente da Ordem, Ophir Cavalcante, destacou a importância de a população brasileira ter cada vez mais acesso à Justiça. “Quem ganha com tudo isso é o advogado, mas acima de tudo o cidadão brasileiro, que vai ter resposta a tempo e a hora a respeito de suas demandas na Justiça”, declarou.

O presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, disse que com esse feito a população sai ganhando, porque se combate uma das maiores chagas do Judiciário, que é a morosidade dos processos. “Quanto mais um processo for modernizado, maior velocidade teremos. Com essa modernização, percebemos que os Tribunais que estão mandando seus processos virtualmente para o STJ já têm uma redução de tempo de aproximadamente 13 meses”