Brasília, 10/9/2014 – O presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, participou da entrega de vagas de estacionamento para os advogados que militam no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O tribunal reservou, ao todo, trinta e duas vagas de estacionamento para os advogados. O acesso às vagas reservadas ocorrerá por uma entrada exclusiva, e os profissionais terão direitos a serviços de manobrista. A previsão é que se amplie a quantidade de vagas de estacionamento, para mais trinta, segundo o próprio tribunal.

Ibaneis Rocha, presidente da Ordem, comentou a atitude em prol dos direitos e prerrogativas dos advogados. “Isso que parece ser um gesto simples da nova presidência do STJ, na verdade, tem um grande significado para a advocacia, e se reveste de uma grande conquista para a classe, porque nós temos aqui no advogado, a pessoa que faz essa máquina do Poder Judiciário funcionar, então essas vagas facilitam o dia a dia da advocacia, trazendo mais comodidade aos advogados, em especial aqueles mais idosos e aqueles que militam no STJ com frequência”, disse.

A determinação partiu do novo presidente do tribunal, ministro Francisco Falcão, que afirmou conhecer os problemas e dificuldades que os advogados passam ao ter de estacionar nos fóruns, tribunais, tribunais nacionais. “Eu sei da dificuldade do advogado e o advogado é essencial ao funcionamento da Justiça. Sendo essencial ao funcionamento da Justiça, é importante que se dê um tratamento digno a nova classe dos advogados, permitindo a eles, que tenham também um espaço privativo, na sede dos fóruns dos tribunais e dos órgãos públicos”, ressaltou.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, também destacou a sensibilidade do gesto por parte da diretoria da corte. “A advocacia se ressentia de um espaço no Superior Tribunal de Justiça, de estacionamento. É algo que traz uma importância prática para o dia a dia do advogado militante do STJ, mas para além desta importância prática, quero destacar a sensibilidade e o acolhimento da advocacia brasileira perante esse tribunal da nação, a presença do presidente do STJ, como também de todos os ministros do quinto constitucional da advocacia expressam um reconhecimento de que os 850 mil advogados do Brasil são essenciais à distribuição da Justiça”, concluiu.

vagas STJ 09-09-2014 002Para ter acesso a essas vagas, os advogados precisam apresentar a carteira da OAB na guarita principal. Eles receberão uma credencial, que deverá ser colocada em local visível no interior do veículo durante a permanência no Tribunal e devolvida na saída.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração da área exclusiva de estacionamento para advogados os ministros do quinto constitucional do STJ Maria Thereza de Assis Moura, Jorge Mussi, Antonio Carlos Ferreira e Villas Bôas Cueva, Ibaneis Rocha, presidente da OAB/DF, Marcus Vinícius Furtado Coelho, presidente do Conselho Nacional da OAB, Claudio Lamachia, vice-presidente da OAB Nacional e ministro Francisco Falcão, presidente do STJ.

Reportagem – Sussane Martins
Fotos – Sussane Martins
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF