Advogados terão acesso normalizado na Papuda

Brasília, 27/10/2011 – A Subsecretaria do Sistema Penitenciário ocupou o Complexo Penitenciário da Papuda, na quarta-feira (26/10), com 120 agentes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e agentes penitenciários da Polícia Civil. A medida garante a manutenção da ordem e os direitos subjetivos dos internos.

Esse compromisso do Governo do Distrito Federal, assumido na Audiência de Conciliação realizada na sexta-feira (21/10), na 2ª Vara da Fazenda Pública do DF, atendeu à solicitação da OAB/DF de garantir as prerrogativas dos advogados atuantes no complexo penitenciário, mesmo com a continuidade da greve dos agentes.

Segundo o subsecretário, Cláudio de Moura Magalhães, os servidores de segurança pública receberão, nos próximos 4 dias, no período da manhã, orientação de como agir no sistema prisional. Com a ocupação serão normalizados os serviços de escolta e de visitas a presos, sobretudo por seus advogados.

O subsecretário sugere que os advogados procurem visitar os internos apenas à tarde, por medida de segurança, até que os servidores convocados estejam totalmente preparados para atuar na Papuda. Contatos entre advogados e presos, no período da manhã, só serão viabilizados em casos de extrema urgência.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF