Advogados trabalhistas debatem processo eletrônico e reforma do CPC

Brasília, 20/06/2011 – A OAB/DF recebeu na sexta-feira (17/06) a Caravana da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), que promoveu, em conjunto com a Associação dos Advogados Trabalhistas do DF, o VI Simpósio Trabalhista. Durante a abertura, o presidente da Seccional, Francisco Caputo, ressaltou que o evento é uma grande contribuição para todos os advogados do DF. “Em nome da diretoria e do Conselho da Ordem gostaria de agradecer a realização desse encontro aqui na nossa Casa. Parabenizo a diretoria da Associação dos Advogados Trabalhistas, que em pouco tempo conseguiu fazer coisas extraordinárias para os advogados que militam na Justiça do Trabalho. Tenham todos um ótimo encontro!”.

O evento contou com a participação de representantes de nove estados que debateram questões relacionadas à Justiça do trabalho e à advocacia, como o processo eletrônico e a reforma do CPC. Segundo o presidente da Abrat, Jefferson Calaça, “é uma alegria e honra trazer a caravana para Brasília. Dúvidas sobre esse tema precisam ser discutidas e solucionadas”. Destacou também que de acordo com uma pesquisa de 2010, apenas 15% dos advogados possuem o certificado digital.

“Como o computador superou as máquinas datilográficas, o processo judicial eletrônico vai suprimir o processo físico”, frisou o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Ricardo Machado, que demonstrou preocupação com o preparo dos advogados e servidores.

O professor e advogado trabalhista Rafael Martins explicou passo a passo o processo eletrônico. “O Direito vem evoluindo, não só a evolução na própria interpretação do Direito, mas no mecanismo”. Para ele, o maior benefício é suprimir a utilização do papel. “Logicamente vamos ganhar com isso, não só ganho material, mas na diminuição de custo, na questão ecológica e no próprio tempo de tramitação do processo”.

A caravana já percorreu diversos estados como Goiás, Salvador, Minas Gerais, Cuiabá. O próximo destino será Florianópolis.

Reportagem – Thayanne Braga
Foto – Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF