Arquivo Público comemora 27 anos

Brasília, 13/03/2012 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, esteve presente na “Sessão Solene em Comemoração ao 27º Aniversário do Arquivo Público do DF”, na tarde de segunda-feira (12/03), na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A homenagem foi proposta pelo deputado distrital Chico Vigilante, representado na ocasião pela deputada Arlete Sampaio.

O Arquivo Público, criado em 1985 pelo ex-governador José Ornelas, tem por finalidade recolher, preservar e garantir proteção especial a documentos arquivísticos de valor permanente produzidos e acumulados pela administração direta, indireta e fundações do Distrito Federal. Segundo Ornelas, “a criação do arquivo se deu pela grande quantidade de documentos espalhados pelo DF, especialmente da Novacap. Então surgiu a ideia de criar o arquivo, para que esse documentos não se perdessem”.

No acervo do arquivo há 5 milhões de fotografias, 1 milhão de documentos pessoais, 30 mil plantas arquitetônicas e 2.200 filmes. São documentos na maioria referentes à construção de Brasília, entre 1956 e 1960. Gustavo Chauvet, atual superintendente do órgão, agradeceu a presença da Ordem. “Espero que comece uma parceria fecunda entre dois pilares importantes no resgate da memória da cidadania de Brasília”.

Comemorações
A comemoração de 27 anos do Arquivo Público começou na quarta-feira (07/03) com a exposição “Brasília – Memória da Construção – 1956/1960”, que reúne fotos e textos informativos sobre 12 monumentos da cidade em suas diversas fases de construção, na Câmara Legislativa. A mostra ficará aberta até 16 de março, das 9h às 18h.

Em 15/03 haverá um seminário para discussão da Lei 12.527/11 que trata sobre o acesso à informação, que contará com palestra do presidente da OAB/DF, Francisco Caputo. Na quinta-feira (22/03), alunos do ensino médio farão turismo cívico com concerto da Orquestra Sinfônica de Brasília. E para encerrar as comemorações, em 3 de abril será lançado um site sobre o arquivo.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF