ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS DO JURI EM PALESTRA DA ESA

A ESA recebeu na sexta-feira (27/8) o desembargador Paulo Rangel, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que palestrou sobre o Tribunal do Júri para estudantes e advogados.

Em sua aula, o desembargador abordou aspectos históricos e sociais do júri, como sua implantação e evolução na Justiça do Brasil. Citou ainda o projeto de reforma do Código de Processo Penal, que prevê mudanças, como a adoção de número par de jurados.

Ainda sobre o Tribunal do Júri, Paulo Rangel considera haver uma imagem equivocada, baseada no formato que a Justiça norte-americana adota. “Isso acontece porque as faculdades hoje carecem de profissionais que conheçam a estrutura do júri na sua essência. Os alunos acabam se influenciando por aquilo que a mídia passa. O formato brasileiro é bem diferente”.

Para o diretor adjunto da ESA, Paulo Emílio Cata Pretta, “é importante trazer nomes de destaque para falar aos advogados. O desembargador atuou por anos na promotoria do Tribunal do Júri e suas lições foram valiosas”.

O advogado Sebastião Alves Dourado, 42 anos, ficou sabendo da palestra pela internet. O tema o interessou, pois pretende atuar na área criminal. “Esta é a primeira vez que compareço a uma palestra na ESA. Virei a outras, sempre que possível”.

A Escola recebeu latas de leite em pó como contrapartida ao ingresso no evento. O leite arrecadado será doado para instituições de caridade.