CÂMARA LANÇA A FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA ADVOCACIA

Brasília, 30/03/2011 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, participou nesta terça-feira (29/03) do lançamento da Frente Parlamentar da Câmara dos Deputados em Defesa da Advocacia. “É um evento democrático, republicano e legítimo, em que a advocacia brasileira é representada por deputados advogados e também por deputados não advogados, mas que entendem a importância da advocacia como instrumento de transformação social”.

Além das questões relacionadas ao exercício da advocacia, a Frente pretende trabalhar pela defesa do cidadão e das instituições brasileiras. Representando a OAB/DF, o advogado Conrado Donati afirmou que se reconstruirá o papel do advogado na sociedade. “É uma tentativa de reforçar a necessidade de criar ou de executar as paridades dadas pela nossa Constituição, pelas leis federais, aplicando os mesmos direitos dos magistrados e dos membros do Ministério Público à advocacia. Temos boas expectativas sobre esse trabalho que será realizado”.

De acordo com o estatuto, uma das finalidades da Frente é apresentar, discutir e acompanhar proposições legislativas que tratem do exercício profissional da advocacia, ou que, direta ou indiretamente, sejam do interesse da comunidade jurídica brasileira.

“Aqui no Brasil, o saber dos advogados, seus honorários e seus valores morais estão sendo arrastados pela correnteza dos preconceitos e dos juízos liminares e implacáveis. Mas a situação poderia ser pior, diríamos até catastrófica para a advocacia, não fosse a principal obra do advogado brasileiro: a Ordem dos Advogados do Brasil. Ela é quem está freando a ritmo avassalador dos juízos preconceituosos que não toleram a diferença”, ressaltou o deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS).

Reportagem: Thayanne Braga
Foto: Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF