Candidatos fazem o primeiro Exame de Ordem de 2011

Brasília, 18/07/2011 – Cinco mil duzentos e noventa e sete bacharéis em Direito prestaram a primeira fase do Exame da OAB, no domingo (17/07), na Universidade Paulista (Unip). Dos inscritos, apenas 136 não compareceram. A equipe da Seccional mais uma vez recepcionou os candidatos com um kit contendo barra de cereais, caneta e água. “Acho importante a OAB estar presente; nossa expectativa é oferecer as melhores condições para o candidato fazer uma boa prova”, afirmou o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/DF, Gustavo Gaião, que esteve no local.

Viviane Lacerda foi uma das primeiras a chegar. Contou que se formou neste ano e que esta é a sua primeira prova. “O Exame é difícil, todo mundo sabe. Mas acredito que é uma forma de selecionar realmente quem está preparado”.

O historiador e bacharel em Direito Valdir de Andrade, 59 anos, disse que durante alguns meses, estudou 10 horas por dia. “Estudei muito, me sinto preparado”. Para ele, o Exame de Ordem é necessário. “Cursos de Direito proliferaram no Brasil, e nem todas as faculdades o fazem a sério. Acho que é preciso haver um filtro”.

Nesta edição, foi reduzido de 100 para 80 o número de questões. “Não alteramos o conteúdo e mantivemos a inclusão de níveis fácil, médio e difícil. O candidato ganhou mais tempo para se dedicar às questões”, ressaltou Gaião.

Durante o Exame, alguns candidatos reclamaram do calor e da incidência de sol nas salas de provas. A OAB/DF enviou as críticas ao Conselho Federal para que sejam tomadas providências. Os examinandos foram surpreendidos com a queda de energia no local de prova, havendo pelo menos 15 minutos de atraso em alguns dos blocos, o prejuízo no horário foi compensado no final, previsto para as 19h. De acordo com o edital, a lista dos aprovados para a segunda fase será divulgada em 25 de julho, e a prova prático-profissional será realizada em 21 de agosto.

Reportagem – Thayanne Braga
Assessoria de Comunicação – OAB/DF