CAPUTO ABRE A SEMANA DE ACESSIBILIDADE NO JARDIM ZOOLÓGICO

Brasília, 14/10/10 – A OAB/DF realizou na terça-feira (12/10), Dia das Crianças, a abertura da Semana de Acessibilidade, promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Fundação Jardim Zoológico. O objetivo é conscientizar o público sobre o respeito à legislação que garante os direitos de portadores de deficiência física e sobre a promoção de acessibilidade e interação.

O presidente Caputo destacou a importância da inclusão como parte do processo democrático. “Essa parceria da Fundação Jardim Zoológico e da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/DF de proporcionar às crianças uma recreação e sensibilizar a sociedade acerca da necessidade de estarmos atentos à acessibilidade nos encanta e é muito importante na nossa missão de construir uma sociedade mais justa”, enfatizou. O presidente da Ordem desejou a todos um dia de muita diversão.

As atrações foram abertas pelo advogado Eduardo Steiner que fez um show de mágica para as crianças. Durante a manhã, outras atrações circenses divertiram a garotada, como palhaços e malabaristas. Na parte da tarde, as famílias assistiram a grupos de capoeira, teatro infantil e apresentações musicais.

O presidente da Fundação Jardim Zoológico, Raul Gonzalez Acosta, parabenizou a OAB/DF pela luta em favor da igualdade, ao demonstrar que ser diferente é ser normal. “A Ordem hoje é um das poucas instituições do Distrito Federal que tem uma credibilidade incontestável. Para nós, essa parceria é fantástica. Fazer esse trabalho com uma instituição como a OAB era um anseio antigo”, revela Gonzalez.

Durante o evento, foi inaugurado um mapa em braile do Jardim Zoológico. Um quiosque foi montado no parque com computadores adaptados para portadores de deficiência visual, livros em braile e vídeos com áudio descritivo.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Yure Gagarin Soares, disse que a Semana de Acessibilidade demonstra o trabalho que a OAB/DF realiza com a sociedade. “A Ordem não pertence somente aos advogados. Pertence à sociedade, atua como instrumento de fiscalização do estado democrático de direito. Um instrumento de garantia da cidadania. É o que estamos fazendo aqui, hoje: garantindo a cidadania de acessibilidade àqueles que são mais especiais”.

O bancário Bruno Peixoto, pai do cadeirante Vitor, de 9 anos, elogia o Zoológico como uma das diversões mais baratas da cidade. Ele também destaca a conservação do parque. Peixoto comemorou a democratização do acesso às instalações do Zoo. “O local nos proporciona lazer diferenciado, uma diversão sadia. Nada mais justo que o espaço, que já não faz distinção de classe, não faça também distinção de outras diferenças”.

A Semana de Acessibilidade tem programação até sábado. Nesta quinta-feira (14/10) haverá a caminhada noturna, que terá o percurso adaptado para facilitar o acesso de deficientes e cadeirantes. De sexta para sábado, o projeto Zoocamping convida as pessoas a acamparem na área do teatro de arena. Lá haverá atividades recreativas e educacionais.

Assessoria de Comunicação – OAB/DF