Caputo conversa sobre o exercício da advocacia com estudantes

Brasília, 17/08/2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, ministrou a palestra de abertura da “I Semana do Advogado – Desafios do Direito Moderno” na Faculdades Planalto (Iesplan), na terça-feira (17/08). O tema explanado foi “A função social do advogado e a polêmica do Exame de Ordem”. Para Caputo é de extrema importância essa aproximação com os bacharéis.

“É fundamental que a Ordem saia e vá ao encontro da academia, porque nós precisamos participar da formação dos futuros quadros da nossa entidade e levar o estímulo do exercício da advocacia como atividade profissional. Sabemos da força de atração que o poder público tem em Brasília, mas

nós da Ordem temos que estimular a advocacia e dar plenas condições de exercício profissional para o bacharel optar por essa função de advogar”, explica o presidente.

Segundo o diretor do Centro Acadêmico de Direito (Cadir), responsável pelas atividades, Paulo Alexandre Silva, o objetivo da semana é aumentar a discussão em sala de aula. “Queremos provocar o debate em sala de aula e o senso critico dos alunos, incentivando-os à pesquisa e à produção intelectual, tarefa esquecida por grande parte dos cursos superiores de Direito.”

“O presidente da OAB/DF é um símbolo maior da categoria, é um espelho para o estudante de Direito. É o primeiro contato que o aluno está tendo diretamente com a Ordem, que é a representação da classe. O tema abordado por Caputo é totalmente pertinente e deve, sim, ser discutido com os estudantes, que serão os advogados do futuro”, afirma o subcoordenador do curso de Direito e Conselheiro da OAB/DF, Ives Geraldo de Souza.

A estudante do 6º semestre, Blenda Lea Dias, disse que a palestra foi bastante esclarecedora, principalmente sobre o mercado de trabalho. “A palestra foi muito importante porque me alertou que Brasília tem mercado para o exercício da advocacia. É bom ouvir do presidente Caputo que, mesmo tendo uma quantidade grande de advogados, existe oportunidade para todos.”

A I Semana do Advogado do Iesplan continua nesta quarta e na quinta-feira, sempre às 19h, com as palestras do procurador Daniel Ivo Odon, sob o tema “O estado de exceção no constitucionalismo pós-terrorismo” e com o advogado da União, Rogério Marcos Jesus Santos, que falará sobre “Direitos fundamentais e interpretação constitucional.”

Reportagem – Priscila Gonçalves
Foto – Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF