Caputo defende transparência na 2ª Corrida e Caminhada “Venceremos a Corrupção”

Brasília, 12/12/ 2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, prestigiou a 2ª Corrida e Caminhada “Venceremos a Corrupção”, realizada no domingo (11/12), na Esplanada dos Ministérios. A Ordem foi uma das realizadoras do evento que comemorou O Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado mundialmente em 9 de dezembro, conforme instituído pela Assembleia da Geral das Nações Unidas. Na ocasião, Caputo recebeu o troféu destinado às instituições que apoiaram o evento e sua causa. “O combate à corrupção passa necessariamente pelo fortalecimento da advocacia pública e da advocacia privada, por uma melhor estruturação dos órgãos de controle do Estado e por um Judiciário independente. Com isso alcançaremos a tão almejada transparência”, disse ao reiterar a participação da Seccional em iniciativas que visem à conscientização popular para o aperfeiçoamento da democracia.

A chuva fraca não desanimou os mais de 1.200 inscritos e outros (quase 2.500 participantes) que compareceram ao evento para competir ou protestar. O professor Jadir de Paula integra uma equipe de mais de 60 atletas, fantasiou-se de Papai Noel e distribuiu muitas das faixas de protesto que se viam pelo gramado em torno da linha de chegada. “Nossa equipe crítica a política e o que acontece de errado com o poder público. Hoje participamos mais uma vez da corrida e trouxemos 170 faixas para que todos vejam nossa indignação”.

Os atores de televisão Marcelo Novaes e Suzana Pires apoiaram a iniciativa, tiraram fotos e animaram o público. “Temos hoje uma economia sólida, temos mais empregos. Poderemos conquistar ainda mais sem a corrupção para atrapalhar”, disse Suzana, que leu para o público um poema de autoria da também atriz Elisa Lucinda, que convoca os brasileiros a não mais aceitarem a situação de descaso com o dinheiro público”.

A advogada Conceição Mascarenhas correu os 10km da prova. Já venceu a Corrida do Advogado duas vezes e acredita que a luta contra a corrupção faz parte de seu papel como advogada e cidadã.

“Precisamos garantir que amanhã os nossos filhos não tenham a sensação de que quem passou por aqui não fez nada para que o país se tornasse melhor”.

Vencedor do percurso de 4 quilômetros, Marcus Vinícius Gomes Cabral afirmou que a iniciativa da Corrida combina saúde e conscientização. Os vencedores do percurso de 10 quilômetros, José da Silva Lima, José Rodrigues e Paulo Cruz cruzaram a linha de chegada de mãos dadas. “Precisamos de união, todos nós”, afirmou Rodrigues.

Durante a corrida, atores personificaram a corrupção e encenaram o fracasso dela na prova. “É preciso entender que a corrupção não é só um problema da Policia Federal, do Ministério Público ou da CGU. É um problema de todos. É muito importante contarmos com a participação da OAB/DF nesse evento cujo objetivo é realmente trazer a sociedade para comemorar esse dia e se conscientizar”, observou Gil Castelo Branco, secretário-geral da ONG Contas Abertas.

Além da OAB/DF e da Contas Abertas, são realizadores da 2ª Corrida e Caminhada “Venceremos a Corrupção” o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis).

Reportagem – Demétrius Crispim Ferreira

Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF