Caputo destaca importância da imprensa no 8º Prêmio Engenho de Comunicação

Brasília, 04/08/2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, ofereceu jantar aos finalistas do 8º Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista Vira Notícia, na segunda-feira (01/08), na sede da entidade. O encontro também contou com a presença de jurados e apoiadores da premiação. Os vencedores serão conhecidos na festa de entrega dos troféus, no dia 17 de agosto, na Embaixada de Portugal, em Brasília.

“Neste ano reforçamos ainda mais os valores que norteiam o prêmio, que são a liberdade de imprensa, a transparência e a valorização dos profissionais e dos veículos de comunicação. Esse jantar é feito na OAB pela identidade histórica que ela tem com esses valores”, ressaltou a jornalista Kátia Cubel, idealizadora do prêmio.

Membro do júri, Francisco Caputo destacou o papel da imprensa para a consolidação da democracia e citou Rui Barbosa ao dizer que “a imprensa é a vista da nação”. Afirmou que “é através dela que temos condições de amadurecer socialmente, de aperfeiçoar nossas instituições”.

Outro integrante do corpo de jurados, o ministro do STF, Marco Aurélio Mello, endossou a importância da liberdade para o exercício do jornalismo. “Nós não podemos cogitar de um avanço cultural, especialmente no campo da administração pública, sem uma imprensa livre, uma imprensa que informe a sociedade em geral, considerada aí a publicidade dos atos administrativos”.

Para a jornalista Consuelo Badra, “o prêmio é feito com muita seriedade e responsabilidade nas escolhas em cada segmento. Conta com um júri fantástico e me sinto honrada em fazer parte dessa seleção.” Consuelo é finalista na categoria “Gestão de Negócios da Comunicação”, com a revista Foco, da qual é diretora.

“O júri de pessoas reconhecidamente independentes, de trajetória respeitável, dá mais importância ao evento. Então, para todos nós que somos finalistas, é uma alegria e uma honra estar aqui”, disse o jornalista da TV Globo, Antonio de Castro, que concorre na categoria “Melhor Apresentador/Âncora de TV”.

Reportagem – Demétrius Crispim
Foto – Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF