Caputo destaca trabalho do Defensor Público do DF em solenidade na CLDF

Brasília, 19/05/2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, prestigiou o Dia do Defensor Público, nesta quinta-feira (19/05), na sessão solene realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal. “Tenho uma paixão pela Defensoria Pública. Não me canso de dizer que a Defensoria Pública do DF é a melhor do Brasil e temos de ter muito orgulho dela. Temos profissionais altamente qualificados que fazem um trabalho destemido”.

Em seu discurso, Caputo ressaltou que em 2010 os defensores públicos conseguiram prestar assessoramento jurídico e atender cerca de 500 mil pessoas. “Isso equivale a praticamente 1/5 da nossa população, que teve conforto na Defensoria Pública e depositou a esperança de ver o seu direito concretizado. A Defensoria merece nossos aplausos e o irrestrito apoio da Ordem em todos os seus anseios. Parabéns, defensores públicos”.

Segundo a presidente da Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Distrital, deputada Liliane Roriz, que presidiu o evento, a Defensoria Pública não é só um órgão de apoio ao Sistema Judiciário. A Defensoria desempenha um papel muito mais relevante na sociedade. “Não são poucas as vezes que os defensores têm de trabalhar como psicólogos, orientadores e gerenciadores de crises familiares, crises sociais, dentre outras. Como o próprio nome diz, a sociedade encontra na Defensoria um defensor, um servidor público sempre pronto a ajudar, a ouvir. O cidadão vê na Defensoria uma esperança de solucionar seus problemas junto ao mundo do Judiciário”.

De acordo com a conselheira federal Meire Lúcia, que representou o presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, “a Ordem dos Advogados do Brasil, entidade mãe dos profissionais da advocacia, seja pública ou privada, deseja demonstrar patentemente sua estima e seu apoio à categoria dos defensores públicos como representantes da atuação jurídica para o cidadão que dela necessita”.

“Contem conosco; contem com o pouquinho que podemos ajudar no trabalho que vocês desenvolvem”, disse o deputado Wasny de Roure. Destacou que os parlamentares devem ter a consciência e a relevância do papel exercido pela Defensoria. “Não apenas no seu dia, não apenas na rodoviária, mas no dia a dia, inclusive nas madrugadas e nos fins de semana”. O deputado parabenizou não só o defensor público, mas todos os servidores da Defensoria Pública.

O presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anedef), Luciano Borges, enfatizou: “Precisamos mostrar à sociedade que todo e qualquer cidadão tem direito a ter direito. Vamos lutar por uma Defensoria mais consolidada e mais forte”.

Também participaram da mesa: o subdiretor da Defensoria Pública do DF, Ricardo Batista; o defensor do Grupo de Trabalho Permanente de Assessoria Parlamentar e Políticas Institucionais da Defensoria Pública do DF, Haman Tabosa; o presidente da Associação dos Servidores da Defensoria Pública, Josué Martins; o presidente da Associação dos Defensores Públicos do DF, Hamilton Carvalho; e o chefe da Coordenadoria de Assuntos Legislativos do DF, Wilmar Lacerda. Na ocasião, foram lidas mensagens de deputados que não estiveram presentes, mas que homenagearam esses servidores públicos.

Reportagem: Thayanne Braga
Foto: Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF