Caputo discute Exame de Ordem com estudantes da faculdade Fortium

Brasília, 17/05/2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, proferiu a palestra de encerramento da Semana Jurídica da faculdade Fortium, no campus da L2 Sul, na sexta-feira (13/05). O tema “Advocacia Privada” foi abordado segundo sua experiência profissional na área. Em seguida, com o debate aberto, os estudantes ouviram de Caputo impressões sobre o Exame de Ordem.

“Tenho recebido muitas sugestões para aprimorar o Exame, e várias delas serão debatidas no próximo Colégio de Presidentes das OABs, em junho. Porém, é importante que todos saibam que alterações significativas só podem ser iniciadas no Legislativo. A Ordem deve discutir e chegar a um consenso, para então levar as propostas ao Congresso Nacional”, frisou Caputo.

O coordenador do curso de Direito, Marcus Santiago, lembrou que grande parte dos estudantes desconhece que o exercício de algumas carreiras jurídicas de Estado exige a aprovação no Exame de Ordem. “No DF é bastante arraigada a cultura de valorizar carreiras públicas, e frequentemente o aluno esquece que tem excelentes alternativas no setor privado. A presença do presidente da Ordem é fundamental para trazermos esclarecimentos importantes”.

Para a professora e advogada Regiane Presot, “qualquer carreira que o bacharel venha a abraçar passa pela necessidade de ter a visão de advogado. O tema é fundamental e inclusive motivacional e reforça a importância da OAB junto ao corpo discente”.

Reportagem – Demétrius Crispim
Foto – Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF