CAPUTO DIZ QUE LIVRO DA OAB E CFC CONTRIBUI PARA ELEIÇÕES TRANSPARENTES

O livro “Partidas Dobradas, Eleições 2010, Contabilidade Necessária” foi lançado nesta quarta (28/7) no plenário do Conselho Federal da OAB. É uma iniciativa conjunta da Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O livro orienta os candidatos às eleições de outubro a prestarem contas de gastos com as campanhas, de forma clara e transparente.

A publicação esclarece os principais tópicos da legislação aplicada e dos procedimentos técnicos do controle contábil, tais como pedido de registro, pesquisas eleitorais, financiamento de campanhas, propaganda eleitoral, fiscalização das eleições e da necessidade e importância da contabilidade, do plano de contas, demonstrativos de receitas e despesas.

O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, que participou do lançamento, destacou que a publicação patrocinada pelo Conselho Federal e pelo CFC é um instrumento extraordinário para auxiliar a fiscalização das contas dos candidatos. “Fundamental o estímulo que o presidente Ophir tem dado as Seccionais para serem proativas na fiscalização do processo eleitoral, garantindo eleições livres e transparentes”.

Segundo o presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante, o livro é uma demonstração da sociedade civil brasileira de que está atenta aos reclamos por mais ética na política e vem reforçar a Lei do Ficha Limpa. “Essa contribuição dada pelo Conselho Federal da OAB e o CFC ao processo eleitoral demonstra também que a construção da ética na política neste país é uma obra inacabada, uma corrida de revezamento, em que um passa o bastão para outro o tempo todo, de forma a continuar essa luta de fiscalização e de controle social”, afirmou.

O vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Ernoy Luiz Spinelli, destaca que o procedimento de prestar contas é um hábito que precisa ser incentivado na sociedade brasileira como uma forma de transparência, credibilidade, exatidão e ética. “O CFC e o Conselho Federal da OAB não medirão esforços para disseminar essa valiosa contribuição, a nível nacional, para aqueles que buscam um país mais ético e socialmente responsável”.