Caputo diz que subseções têm abertura para tratar com Seccional

Brasília, 18/07/2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, cumpriu mais uma etapa de sua agenda de visitas às subseções, na quinta-feira (14/06). Reuniu-se em Sobradinho com o presidente Vicente de Paulo Torres da Penha, com o vice Guilherme Jorge da Silva e com a tesoureira Aline Guida. Na conversa, ouviu suas demandas e planos e procurou saber sobre o dia a dia do advogado militante na cidade.

Caputo tratou com os dirigentes sobre a realização de um seminário em agosto, como parte da programação para o mês do advogado. Comprometeu-se a trabalhar com a direção da Escola Superior da Advocacia para juntos selecionarem palestrantes de alto nível.

Vicente de Paulo também trouxe à tona a possibilidade de mudança do edifício-sede da Subseção para outro endereço. “É contramão para o advogado, tanto que, quando tem necessidade, prefere recorrer à Ordem na sala de apoio do Fórum”. Os dirigentes têm em vista um prédio próximo ao fórum para instalar a sede e estudarão a possibilidade de fazer a transferência sem custos para a Ordem.

Outro tema suscitado foi sobre a autonomia financeira e administrativa da Subseção. Guilherme Jorge comentou que escalas de trabalho e férias dos funcionários são definidas pela Seccional. Caputo frisou que a centralização das decisões administrativas veio com a necessidade de a gestão racionalizar os procedimentos, “mas sempre priorizamos a abertura necessária para chegar-se a uma composição razoável, que atenda à realidade das subseções”.

Reclamações sobre prerrogativas que chegam à Subseção dizem respeito a vista e carga de processos nas cortes do DF. Em Sobradinho foi escalado um funcionário da OAB para acompanhar a carga no Fórum, “o que tem funcionado na medida em que há disponibilidade de pessoal”, ressaltou Vicente.

A sala de apoio ao advogado da cidade será reformada em breve. Francisco Caputo confirmou a aprovação do projeto com a diretoria da Subseção.

Reportagem – Demétrius Crispim
Foto – Rebecca Omena
Assessoria de Comunicação – OAB/DF