CAPUTO ENDOSSA APOIO A NOVO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Brasília, 07/01/2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, integrou a mesa na cerimônia de posse do secretário de segurança pública do Distrito Federal, Daniel Lorenz de Azevedo. Na ocasião, Caputo desejou sucesso à nova administração e registrou o total apoio da Ordem “no que for necessário para auxiliá-lo nos relevantes serviços que lhe foram delegados pelo governador agnelo”.

A cerimônia teve início com o discurso do então titular da Secretaria, João Monteiro Neto, que recordou o momento de crise política instalado na cidade no momento em que assumiu seu mandato, em 2010. Destacou que apesar das circunstâncias, foi possível à pasta obter resultados como a redução da criminalidade em 9%, em relação a 2009, e o recuo da taxa de homicídios em 13%.

“Para nós é motivo de muito orgulho já ter contado nos quadros da Ordem com o Doutor Monteiro Neto que em pouco tempo prestou um excelente serviço à capital da República, à frente da Secretaria”, ressaltou o presidente Caputo. “Temos a expectativa de que retornará para engrandecimento das fileiras da Ordem dos Advogados e nos ajudará a alcançar os nossos mais altos objetivos institucionais”, completou.

Em seu discurso de posse, Daniel Lorenz enfatizou a necessidade de um trabalho coordenado entre todos os órgãos de segurança do DF e o fortalecimento de suas corregedorias. Mencionou também o trabalho de capacitação a ser realizado junto aos profissionais de segurança com vistas à realização da Copa do Mundo.

“A polícia que nós queremos é uma polícia cidadã, que seja guiada exclusivamente pela lei”, ponderou. “Não é possível conciliar segurança pública com amadorismos, é por isso que os cargos de comando serão preenchidos por profissionais eminentemente técnicos”.

O governador Agnelo Queiroz encerrou a cerimônia. Nos cumprimentos iniciais, agradeceu à presença da OAB/DF como “zelosa e vigilante defensora do Estado de Direito na cidade”. Estendeu elogios à atuação do ex-secretário e confiou suas melhores expectativas no trabalho do empossado.

Daniel Lorenz de Azevedo é natural de Porto Alegre, delegado da Polícia Federal desde 1996. Foi superintendente da corporação em Mato Grosso e coordenou a notória “Operação Sanguessuga”, em 2006. Assume a Secretaria de Segurança Pública do DF, cidade em que se graduou em Direito em 1991.

Demétrius Crispim
Assessoria de Comunicação – OAB/DF