Caputo incentiva o exercício da advocacia em aula magna

Brasília, 16/03/2012 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, proferiu aula magna para os alunos do curso de Direito da Escola Paulo Martins (ESPAM), do grupo Projeção, na quinta-feira (15/03), em Sobradinho. A conversa foi norteada pelo tema “A Função Social do Advogado”. Caputo deixou transparecer sua alegria em poder conversar com os estudantes e ter a chance de ajudar a despertar a paixão pelo exercício da advocacia.

“Recebi esse convite com muita satisfação. Falar sobre a função social do advogado é especial porque pra mim é isso que torna nossa profissão a mais bela. Eu falo da advocacia porque é uma das minhas grandes paixões. Se no final desse bate-papo eu conseguir estimular em alguns de vocês ou pelo menos um que seja, o gosto e a vontade de seguir na advocacia, eu já vou me sentir com o dever cumprido” afirmou Caputo.

O presidente da OAB esclareceu aos alunos o objetivo do Exame de Ordem e a importância da avaliação. “O Exame de Ordem é o único filtro possível para proteger a sociedade de profissionais inabilitados. Quando o legislador estabeleceu a necessidade de uma verificação das condições mínimas para o exercício da advocacia, ele fazia isso mirando sempre o interesse maior da sociedade, porque a partir do momento que a Ordem dos Advogados o inscreve em seus quadros, ele vai tratar daquilo que há de mais sagrado para o ser humano, sua liberdade, sua moral e seu patrimônio”.

Duílo Canedo, diretor da faculdade, falou da importância do contato direto dos alunos como presidente da OAB/DF. “Trazer o presidente da Ordem para falar com os nossos alunos é de grande relevância, porque a opinião dele sobre a função social do advogado esclarece algumas dúvidas sobre qual carreira seguir após a graduação. A palestra dele com certeza engrandeceu não só a instituição, como toda a comunidade de Sobradinho”.

“Nos sentimos honrados em ter o presidente da Ordem aqui em Sobradinho. Os alunos tiveram a oportunidade de reflexão, em pensar o exercício da advocacia e a função social desse profissional. Tive o privilégio de conhecer o Caputo e fico muito contente de ter a entidade da minha classe profissional por ele representada. Com certeza foi um debate muito profícuo para os meus alunos”, afirmou o coordenador do curso de Direito da ESPAM, Fernando Lopes Ferraz Elias.

Participaram da aula o professor Divino de Oliveira Sales, representando o corpo docente, o presidente da Subseção de Sobradinho, Vicente de Paulo, e o secretário-geral, Guilherme Jorge da Silva, além do diretor da Escola de Ciência Jurídica, Pierre Tramontina.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF