CAPUTO PRESTIGIA POSSE DO NOVO PRESIDENTE DO TCU

Brasília, 9/12/2010 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, prestigiou, na quarta-feira (8/12), a posse do novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, e do vice-presidente, Augusto Nardes, que assumem o Tribunal a partir de janeiro. “A Ordem recebe com muita satisfação a posse do ministro Benjamin Zymler, porque sua excelência conhece a fundo toda a máquina administrativa. A expectativa é que a gestão seja tão profícua como a de seus antecessores e que o controle externo brasileiro se consolide ainda mais e ajude o nosso país a alcançar o tão almejado desenvolvimento social”.

A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta eleita, Dilma Rousseff, além de governadores, parlamentares e integrantes do Judiciário. Segundo o atual presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, “nesta cadeira o ilustre colega irá acumular mais experiências, vivências novas no campo da gestão, relacionamento continuado com as diferentes esferas de poder e a oportunidade de consolidar o trabalho iniciado por meus antecessores que é fazer do Tribunal de Contas da União uma instituição de referência”.

Durante o discurso, Zymler ressaltou que uma de suas metas é a criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas para fortalecer o controle externo. “Um órgão que, a meu ver, deve plasmar-se em modelo simples, enxuto, dinâmico e que permita não só enfrentar os desafios vinculados ao comportamento disciplinar dos membros das Cortes de Contas, mas, fundamentalmente, incrementar a eficiência e a efetividade do controle externo”.

O ministro Zymler é formado em engenharia elétrica e direito. Ingressou no TCU por meio de concurso público, em 1992, para o cargo de analista de finanças e controle externo. Em 1998, foi aprovado no concurso para ministro substituto e desde setembro de 2001 ocupa o cargo de ministro do tribunal. Augusto Nardes é ministro do TCU desde 2005. Formou-se em administração de empresas e cursou pós-graduação em Estudos do Desenvolvimento, na Suíça. Nardes foi deputado estadual duas vezes e deputado federal três vezes. Os mandatos de ambos são de um ano.

Thayanne Braga
Assessoria de Comunicação – OAB/DF