CAPUTO REPRESENTA OAB FEDERAL EM POSSE NO STJ

O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, representando a OAB Federal, participou da posse dos magistrados Paulo de Tarso Vieira Sanseverino e Maria Isabel Diniz Galloti como ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Caputo falou da importância de novos componentes na Corte para renovação do ambiente. Destacou o fato de Maria Isabel Galloti ser a primeira brasiliense a compor os quadros do STJ, além de ter atuado como advogada. “Essa posse se torna mais significativa porque temos a primeira ministra do Superior Tribunal de Justiça oriunda de Brasília. Ela já honrou a advocacia integrando os quadros da OAB/DF”.

Magistrado de carreira, Sanseverino, que ocupa a vaga aberta com a aposentadoria da ministra Denise Arruda, compôs a tríplice após concorrer com outros 48 integrantes de tribunais de Justiça. A ministra Maria Isabel passou a ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Fernando Gonçalves. Ela disputou com 22 magistrados federais pelo quinto constitucional.

O presidente da OAB/DF diz que o quinto é um instrumento importantíssimo para a oxigenação dos tribunais. “Com o quinto há possibilidade do Judiciário se renovar com visões do Ministério Público e da advocacia”. Acrescentou ainda que em breve haverá indicação pela Ordem dos Advogados do Brasil de listas para a composição de três vagas destinadas a advogados no âmbito do STJ.