Caputo visita Colmeia e sugere aumento do número de refeições para as detentas

Brasília, 04/07/2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, e o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, visitaram na quinta-feira (30/06) a Penitenciária Feminina de Brasília, conhecida como Colmeia. Representantes da Defensoria Pública e da Comissão de Direitos Sociais da Seccional também estiveram presentes. “É mais uma tentativa da Ordem de unir esforços para melhorar as condições das detentas. A visita hoje foi extremamente proveitosa”.

A diretora do presídio, delegada Deuselita Martins Pereira, acompanhou-os, mostrando cada espaço da Colmeia, como sala de entrevistas, ala de gestantes, biblioteca, sala de aula, salão de beleza, horta, cantina. Caputo observou que a última refeição das internas é às 17 horas e sugeriu o aumento de mais uma refeição por dia ou a mudança de horário, “para que elas não fiquem longos períodos sem uma alimentação adequada”.

“As pessoas que conhecem o presídio passam a ver com outros olhos, conhecem melhor as nossas demandas e com certeza têm mais condições de ajudar. É muito importante que vejam o trabalho que é desenvolvido aqui, as deficiências que temos e os pontos que podemos melhorar”, ressaltou Deuselita.

Segundo o secretário Sandro Avelar, “temos a pretensão de trabalhar juntos, trazendo melhores condições estruturais para o presídio, não só no que diz respeito à estrutura física que abriga as presas, mas também as melhores condições de atendimento dos advogados, sejam públicos ou particulares”. De acordo com o subdiretor da Defensoria Pública do DF, Ricardo Batista, “hoje atendemos numa sala improvisada, onde é possível fazer o serviço, mas a expectativa é de que haja um espaço exclusivo para a Defensoria realizar os atendimentos”.

“Estamos saindo daqui com uma boa impressão, e é claro que nós temos condições de ajudar a tornar ainda melhor o atendimento”, concluiu Sandro Avelar.

Reportagem – Thayanne Braga
Foto – Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF