Caravana de Prerrogativas encerra visitas às subseções em Planaltina

A seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) encerrou a Caravana de Prerrogativas na cidade mais antiga do Distrito Federal: Planaltina. O presidente da seccional, Délio Lins e Silva Junior, membros da diretoria da subseção da OAB/DF na região administrativa e da Comissão de Prerrogativas da Ordem visitaram o Fórum, o 14° Batalhão da Polícia Militar, a Administração Regional e a 31ª Delegacia de Polícia. A Caravana passou também pela sede da subseção de Planaltina.

A primeira parada da comitiva foi no Fórum do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) da cidade. Os profissionais passaram pela sala de apoio à advocacia, que fica no prédio, além de varas e juizados. “Nossa intenção é criar uma aproximação entre os profissionais do Direito e os juízes. Nós nos colocamos à disposição do poder público. Queremos ter um bom relacionamento de forma que tudo possa ser conversado, evitando assim, confrontos”, disse Délio Lins e Silva Junior aos magistrados e diretores que receberam a comitiva.

Entre os anfitriões, estava a juíza Jaqueline Mainel Rocha de Macedo, da 1ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões. “Estamos no mesmo barco e temos um relacionamento pacífico. Agradeço o trabalho dos advogados e advogadas. Tento fazer o meu da melhor forma possível e para isso é indispensável o apoio de vocês”, ressaltou a juíza.


A juíza Jaqueline Macedo destacou a atuação conjunta da advocacia e do poder público

O juiz Fernando Alves de Medeiros, da 1ª Vara Criminal e 1° Juizado Especial Criminal, também recepcionou a Caravana. “Não tenho do que me queixar. Os advogados e advogadas são bem colaborativos”, elogiou.

O juiz presidente do Tribunal do Júri, Taciano Vogado Rodrigues, destacou a importância da compreensão das prerrogativas de todos os profissionais, tanto magistrados, quanto advogados e advogadas. “Às vezes há uma interpretação errada ou equivocada do que sejam as prerrogativas”, pontuou.


Taciano Rodrigues ressaltou a importância de se ter clareza sobre o que são prerrogativas

No Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, a juíza Maria Luísa Silva Ribeiro destacou o trabalho em parceria com a OAB/DF. “Nós temos trabalhado em conjunto aqui em Planaltina e temos uma boa relação. Estamos sempre de portas abertas”, comentou. Segundo ela, a Caravana de Prerrogativas é muito importante e “o respeito é algo simples que todos devem praticar”. “O poder público e os advogados e advogadas precisam um do outro, não há por quê ter desavenças”, ressaltou a juíza, que pediu à OAB/DF que avalie a possibilidade da inclusão no Fórum de um núcleo da Fundação de Assistência Judiciária (FAJ). Saiba mais sobre a FAJ.

Encerrando a visita, a diretora da Casa e também juíza da 2ª Vara de Família e de Órfãos e Sucessões, Margareth Aparecida Sanches de Carvalho, se mostrou pronta a ajudar na causa das prerrogativas. “Concordo com a campanha de vocês e estamos dispostos a ajudar. A cultura da paz cabe em qualquer lugar”, destacou. O presidente da subseção, Dalton Ribeiro Neves, agradeceu a atuação da magistrada. “Só temos elogios à conduta íntegra da diretora junto aos advogados e advogadas da região”, comentou.

Relação amiga
A caravana visitou ainda o 14° Batalhão da Polícia Militar, onde foi recebida pelo Major Genilson Duarte. “As portas estão sempre abertas. É muito importante essa relação que a OAB/DF tem com a polícia e contamos sempre com o apoio da subseção de Planaltina. É uma relação excelente”, comentou o major.

Na passagem pela Administração de Planaltina, o administrador Gilson Amorim Sobrinho recebeu a Caravana, enquanto na 31ª DP o anfitrião foi o delegado Fabrício Augusto Machado Borges Paiva. O presidente Délio Lins e Silva Junior agradeceu a atuação da delegacia na resolução do caso da advogada Letícia Curado, assassinada duas semanas antes. Saiba mais aqui.

Além dos presidentes Délio e Dalton, integraram a Caravana o conselheiro Rafael Teixeira Martins e a presidente da Comissão de Prerrogativas, Magda Ferreira de Souza. Da diretoria da subseção de Planaltina estavam presentes também a vice-presidente, Shaila Alarcão, o secretário-geral adjunto, Fernando José Lapa, e a diretora tesoureira, Neiva Esser.

Defesa de direitos
Durante todo o mês de agosto, a Caravana de Prerrogativas visitou 11 subseções da OAB/DF e vários órgãos para reforçar a importância da parceria entre a Ordem e o poder público na defesa das prerrogativas dos advogados e dos servidores da Justiça e das áreas relacionadas.

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)

Fotos: Valter Zica