Caravana de Prerrogativas visita fóruns de Samambaia e do Recanto das Emas

A Caravana de Prerrogativas da OAB/DF passou, nesta quarta-feira (28/8), pelas regiões administrativas de Samambaia e do Recanto das Emas. A comitiva integrada pela diretoria da seccional e da subseção de Samambaia e do Recanto das Emas esteve no Fórum do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) das duas regiões administrativas. O propósito foi o de dialogar com juizes e diretores de varas sobre a importância do cumprimento dos direitos de advogados e advogadas no exercício da profissão e do apoio mútuo entre a OAB/DF e o Judiciário.

O primeiro ponto de parada da comitiva foi na subseção de Samambaia, onde o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Junior, e a presidente da subseção, Joana D’arc de Jesus, analisaram o espaço destinado aos advogados e advogadas das regiões administrativas.

Ainda em Samambaia, a comitiva seguiu para o Fórum Raimundo Macedo do TJDFT, onde conversou com as juízas Fernanda D’Aquino Mafra, da 1° Vara Cível, e Roberta Cordeiro de Melo Magalhães, da 2° Vara Criminal. O presidente Délio Lins explicou às juízas que o objetivo das prerrogativas é a aproximação com o poder público para com a classe. Enfatizou também a necessidade de afastar a ideia de que a OAB/DF está longe dessas questões. “Acho muito válida a iniciativa, afinal a advocacia precisa andar com a magistratura e com o Ministério Público para oferecer um serviço de qualidade”, comentou a magistrada Fernanda D’Aquino.

No Recanto das Emas, em visita ao Fórum Valtênio Mendes Cardoso do TJDFT, a reunião foi com a juíza Yeda Maria Morales Sanchez, responsável pela 1° vara cível da família. A magistrada levantou questões que precisam ser estudadas e elogiou a iniciativa da OAB/DF. “ É importante que a OAB se preocupe com os advogados de cada cidade e que o próprio presidente venha observar as problemáticas de cada Fórum”, observou. “A Caravana de Prerrogativas é de aproximação com o Judiciário”, disse Délio.

A Caravana de Prerrogativas foi iniciada em agosto e passou, até o momento, por 11 subseções. Na próxima terça-feira (3/9), o grupo estará emPlanaltina.

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Omara Soares (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)
Fotos: Valter Zica