Cartão do advogado, com chip, já pode ser solicitado

Os advogados já podem pedir à Comissão de Seleção da OAB/DF o novo cartão do advogado. Para tanto, basta apresentar uma foto 3×4 e o cartão antigo da Ordem. Ainda não foi definido o prazo para a entrega das novas carteiras, que trazem uma série de novidades.

O documento é feito de material mais resistente e por isso terá validade indeterminada. Além disso, a impressão a lazer dificulta a falsificação. Outro destaque é o chip de identificação, que permite a assinatura digital de documentos. O cartão ainda tem um código de barras. Os tribunais podem usar a tecnologia para identificação em catracas eletrônicas e outros serviços que o código de barras possibilita.

O cartão auxiliará o Conselho Federal da OAB no controle da conduta e atuação de advogados em todo o país. Com o chip, será possível cancelar a inscrição do advogado que estiver atuando de forma irregular. Apesar das inovações, o preço do cartão continuará o mesmo: R$ 20.

As especificações para a foto da nova carteira são: revelação em papel mate, recente, sem brilho, colorida, com contraste, fundo branco, roupa de cor escura, sem data, sem bordas, sem marcas e sem óculos. O traje deve ser profissional.