Cerimônia de entrega de carteiras destaca ética na advocacia

Brasília, 14/03/2012 – A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do DF, promoveu na manhã desta terça-feira (13/03) duas solenidades de compromisso de novos advogados. Foram entregues 118 carteiras da OAB aos bacharéis aprovados no Exame de Ordem. Além da diretoria da OAB/DF, conselheiros, advogados, familiares e amigos participaram da cerimônia.

Os trabalhos foram iniciados pelo presidente Francisco Caputo, que disse: “Para valorizar a advocacia tivemos a coragem de revolucionar o nosso Tribunal de Ética (TED), para que funcione bem e tenha sua função preservada, no sentido de exigir conduta ética de todos os profissionais e efetivamente punir aqueles poucos que não honram esse compromisso firmado perante a sociedade nem o Código de Ética. Essa conduta ética é fundamental para a valorização e o respeito do advogado”.

Em seu discurso, a oradora da primeira turma agradeceu o apoio e o incentivo da Seccional. Também destacou os valores éticos, que “sempre serão primordiais para nossa conduta e nosso progresso”. Segundo Ângela de Luna Freire, “sentimo-nos privilegiados e vitoriosos, pois conseguimos superar os desafios que nos foram impostos durante nossa trajetória, como o tão temido Exame de Ordem. Foi com muito esforço que conseguimos chegar até aqui, pois travamos uma verdadeira batalha para sermos aprovados no Exame. E cada um de nós teve sua história de luta, de perseverança e coragem”.

O presidente do TED, Claudismar Zupiroli, apontou dois pontos fundamentais para a atividade da advocacia: ser fiel ao Código de Ética e colaborar com a Ordem no sentido de fazer cumprir o código. “O Tribunal está de portas abertas para recebê-los como colaboradores nessa importante tarefa”.

Além da carteira e do cartão de identificação profissional, os novos advogados receberam o boton de identificação, as cartilhas de prerrogativas e do advogado iniciante.

Reportagem – Thayanne Braga
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF