Cezar Britto recebe título de cidadão honorário de Brasília

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou solenidade de entrega de título de cidadão honorário de Brasília ao membro honorário vitalício da OAB nacional e presidente no triênio 2007-2010, Cezar Britto, na noite desta segunda-feira (21). A honraria é a cidadania honorária entregue pela CLDF para uma pessoa cujos feitos foram importantes para a cidade. Representantes da OAB/DF, como o secretário-geral adjunto, Cleber Lopes, e o diretor-tesoureiro, Antonio Alves, conselheiros Seccionais, o presidente da Associação de Advogados Trabalhistas, Carlucio Coelho, advocacia em geral, autoridades, amigos e familiares foram prestigiar Britto no evento, que ocorreu na noite desta segunda-feira (22), na CLDF.

Cezar Britto revelou que foi muito gratificante ver o número de pessoas que têm os mesmos ideais que ele e acreditam no trabalho que ele fez por Brasília. “Foi muito bacana e bastante emocionante. Devemos ligar na escolha desse título uma pessoa que justifique a escolha. Aqui estou trazendo no meu matulão as mesmas esperanças dos candangos, lutar para erradicar a pobreza e marginalização e constitucionalizar o Brasil para que a cidadania, a dignidade, o meio ambiente sejam efetivamente observados”, disse.

Para Cleber Lopes, o título entregue a Cezar Britto representa as benfeitorias feitas por ele para a sociedade brasiliense. “A outorga do título de cidadão honorário de Brasília a Cezar revela a sua importância no cenário nacional sobretudo pelo relevante serviço prestado em prol da advocacia e dos direitos humanos enquanto presidente do conselho federal”, revelou.

Antonio Alves, diretor-tesoureiro da OAB/DF, afirma que Britto merece o prêmio pela sua trajetória. “O nobre sergipano Cézar Britto está recebendo o merecido título de cidadão honorário de Brasília. O Dr. Cezar Britto, pelo que representa para o Brasil, enobrece Brasília. Parabéns”.

O homenageado ressaltou ainda a importância que a Ordem dos Advogados teve para que ele pudesse se apaixonar pela capital Federal. “A OAB e sobretudo os funcionários da Ordem fazem a Casa com mais carinho, mais paixão. Vocês me ensinaram aqui em Brasília que o coração dos funcionários é o que faz nascer a OAB. Encerro meu discurso renovando meu compromisso de cidadão em fazer com que as ideias que compartilho e que justificaram a concessão do título contribuam para tornar Brasília mais inclusiva”, concluiu.

Biografia

Nascido em Propriá/SE, em 1962, Cezar Britto graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe. Foi presidente do Conselho Federal da OAB no triênio 2007-2010, entidade na qual que ocupou diversos cargos de destaque. Cezar Britto mudou-se, juntamente com sua família, para o Distrito Federal em 2010. Advogado de várias entidades sindicais, movimentos populares e organizações não governamentais. Cidadão honorário de Aracaju, Paraíba, Maceió, Alvorada do Oeste, Uberaba, Uberlândia e Belo Horizonte. Hoje, ele mora e mantém seu escritório profissional em Brasília.

Autor de livros de crônicas (Nos alpendres da vida e Caminhadas), direito (A inviolabilidade do direito de defesa) e romances (Almas livres, corpos libertos e Um lugar longe do mundo), além de várias obras coletivas, artigos em revistas e sites especializadas. Com escritórios profissionais em Brasília, Sergipe, Belo Horizonte e Alagoas. Sócio da Advocacia Operária desde 1991 (Sócio fundador).