Clube da Advocacia do DF recebe projeto social com torneio de futebol feminino

O Campo do Clube da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB/DF) recebeu nesta terça-feira (18/1) a abertura do primeiro torneio de futebol feminino da Rede Gol, projeto social ligado à Associação Transforma Vidas, que atende mais de duas mil crianças de 15 regiões do Distrito Federal (RAs). O torneio conta com partidas disputadas por cerca de 150 meninas, de 9 a 20 anos, e seguirá até a grande final, no dia 6 de março. “Esse projeto chegou até a gente, e nós o abraçamos com o maior prazer, pois faz parte da nossa missão promover essa inclusão social. Abrimos o clube para diversos projetos, para escolas públicas, entre outras entidades. Posso dizer que, pessoalmente, é muito gratificante ajudar quem precisa, mas como instituição podemos fazer ainda mais, e isso é maravilhoso”, diz o presidente do Clube da OAB/DF, Igor do Amaral Almeida Madruga.

Apesar da rede atender a todas essas RAs, ela estará representando 4 regiões para disputarem entre si no torneio: Gama, Ceilândia, Planaltina e São Sebastião. “Para nós é muito importante participar desse projeto, seja auxiliando no transporte das crianças e adolescentes, seja através de voluntários. Esse empoderamento através do esporte muda a perspectiva de vida dessas crianças, auxiliando na educação e na convivência familiar”, destaca o assessor técnico da 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF ( 1ªVIJ/TJDFT), Eustáquio Coutinho.

O presidente da ONG Transforma Vidas, Rogério Costa, explica a função de entidades como a sua. “Queremos ajudar essas sementinhas a terem uma oportunidade de se desenvolverem e, a partir daí, aflorar novos talentos. Temos certeza de que essas crianças e adolescentes serão cidadãos melhores para a sociedade”. A mesma linha foi defendida pela coordenadora de modalidades e projetos esportivos da Secretaria de Esportes do DF, Lana Miranda. “É muito importante incentivar cada vez mais a prática esportiva entre as meninas e as mulheres, isso traz confiança e empodera o sexo feminino. Queremos agradecer a OAB/DF por podermos contar com esse espaço para o desenvolvimento de nossas crianças”.

Rogério Costa (Transforma Vidas), Igor do Amaral (OAB/DF), Deiza Leite (Rede Gol) e Eustáquio Coutinho (1ªVIJ/TJDFT)

Conforme a criadora da Rede Gol e diretora do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Deiza Carla Leite, o futebol feminino ainda é visto como algo inferior ao masculino, as pessoas não dão a importância que deveriam. De acordo com Deiza, os telespectadores objetificam as mulheres nesse ramo e as famílias não dão apoio para as mulheres que almejam trabalhar nesse esporte. “Por isso, o objetivo do evento é a superação do sexismo nos esportes, prevenção da violência de gênero e a diminuição da desigualdade de gênero, ajudando na superação desses paradigmas sociais. É transformador o fato de meninas que vivem em condições de extrema pobreza poderem utilizar um espaço como este da OAB/DF. Cria um pertencimento a essas pessoas”, destaca Deiza.

Sonhos de profissionalização –
O evento tem transmissão pelas mídias sociais do Projeto Social Transforma Vidas durante todos os dias de jogos. O torneio também servirá para dar apoio e palco a diversas jovens que sonham em ser atletas. “Comecei a participar e gostaram muito do meu futebol. Hoje meu sonho é ser atleta profissional, ajudar minha família, quem sabe jogar uma Copa do Mundo”, sonha Lara Araújo, de 13 anos. Sua colega em campo, Maria Luiza de Souza, 14 anos, também deseja voos mais altos. “No projeto percebi que posso ter um caminho através do futebol. Fico feliz por essa confiança que depositam em mim, podem ter certeza que vou dar o meu melhor dentro e fora do campo”. Para gerar a visibilidade que as meninas tanto desejam, o campeonato terá a presença de observadores de clubes profissionais, como: Atlético Goianiense, Grêmio e Santos.

O evento também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF, da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo no DF, da Vara da Infância e da Juventude do TJDFT e da UNICEF.

Como acompanhar o torneio:

Instagram: redegol.tv ou elastransformam.tv
Site: http://transformavidas.org
Canalhttps://youtube.com/c/RedeGol-TV



Texto: Euclides Bitelo
Fotos: Eduardo Braz

Comunicação OAB/DF