Clube dos Advogados recebe alunos da rede pública para dia de lazer

O Clube dos Advogados da OAB/DF abriu as portas nesta quinta-feira (5/9) para 88 alunos do Centro de Ensino Fundamental 4 do Guará, que atende meninos e meninas da Estrutural. Ao longo de todo o dia, os estudantes aproveitaram as piscinas e os campos de jogos para partidas de futebol, ping-pong, pebolim, vôlei e queimada.

A ação inaugurou iniciativa da diretoria do Clube dos Advogados e da OAB/DF junto às escolas públicas do Distrito Federal para que o espaço seja utilizado gratuitamente pelos estudantes como parte da programação pedagógica das unidades educacionais. A ação envolve também entidades assistenciais.

A turma de jovens de 11 a 15 anos chegaram às 9h. Eufóricos, desceram correndo dos dois ônibus que fizeram o transporte da escola até o Clube em busca do melhor espaço para se acomodarem. Durante todo o dia, aproveitaram o céu aberto e o calor de mais de 30 graus para nadar, correr e jogar.

Diversão
Sair da sala de aula é sempre bom e para passear, então, os alunos amam. A estudante Rosane Sousa Andrade, de 12 anos, adorou trocar a sala de aula por um espaço aberto e cheio de áreas de entretenimento. “É muito bom sair da sala para se divertir. Poder conversar à vontade com os amigos é legal também. Todo mundo está se divertindo e até conhecendo outras pessoas”, conta a estudante do 7° ano. “Estou achando tudo muito legal. É bom para descontrair”, comentou entusiasmado outro estudante, Kauã Araujo, de 15 anos, que está no 8° ano.

A diretora tesoureira do clube, Nylmara Pires de Oliveira Soares, recepcionou com um sorriso largo todos os estudantes. "Este é um momento de lazer para as crianças e os jovens, pois, às vezes, eles não têm oportunidade de visitar espaços como este. Sem contar que uma mudança de ambiente pode melhorar o aprendizado. Todos os espaços do Clube estão disponíveis para eles aproveitarem", destacou.

Ensinar e se divertir
Quatro educadores, que ministram as disciplinas de português, matemática, geografia e educação física, acompanharam os estudantes. Além deles, salvas-vidas da escola e do Clube monitoraram os jovens.

Para a professora de português Anna Alice Sousa Nunes, a troca de ambiente favorece os alunos. “Para os meninos e meninas, o passeio começa ainda dentro do ônibus, pois muitos não vêm a Brasília, então, olham admirados a paisagem e os prédios. É importante para eles terem um passeio e se divertirem”, comentou.

O coordenador pedagógico e professor de educação física do CEF4, Denilson Resina, explica que a escola decidiu levar os alunos para promover a integração, a socialização em uma atividade extracurricular. "Visitar o clube é uma oportunidade que muitos alunos não têm. Há crianças carentes na escola, que não têm condições de vir para lugares como esses. É interessante também não sermos tão conteudistas e trazer a opção de lazer para a comunidade”, percebe Denilson.

O vice-presidente do Clube dos Advogados, Igor do Amaral Almeida Madruga, destacou a importância da iniciativa. “O Clube é uma entidade recreativa que se encontra imbuída em contribuir com a sociedade por meio do afago, do lazer, da descontração e da educação, principalmente”, ressaltou. “É gratificante para nós da diretoria começarmos esse projeto de parceria com escolas públicas e entidades assistenciais. Ao darmos algumas horas de lazer a essas crianças, estamos cumprindo o nosso papel social. E todos os advogados e advogadas do DF contribuem para alegria desses meninos e meninas”, completa o presidente do Clube, George Ferreira de Oliveira.

O Clube receberá outras escolas nesta sexta-feira (13/9) e no dia 22 de setembro. As instituições estão sendo escolhidas por indicações da própria sociedade, passando por um crivo da diretoria do Clube e da OAB/DF.

As escolas públicas interessadas em levar os alunos devem fazer contato com o Clube dos Advogados da OAB/DF por meio do telefone: (61) 3226-1469 ou no e-mail [email protected].

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)

Fotos: Valter Zica