Comissão da Copa do Mundo participa de simulação de emergência em eventos esportivos

O presidente da Comissão da Copa do Mundo 2014 da OAB/DF, Glauco Santos, participou da a primeira grande simulação para planejar socorro a vitimas em megaeventos, realizada no Ginásio Nilson Nelson, na quarta-feira (20/03). Cerca de 500 pessoas encenaram uma briga com múltiplas vítimas nas arquibancadas. Essa ação fez parte do I Curso e Simulado de Emergências para Atendimento em Estádio de Futebol, que se iniciou dia 18 e foi encerrado com a simulação. Participaram equipes dos Bombeiros, do SAMU, da Polícia Militar, do Detran, do GDF e da FIFA.

Glauco Santos, que representou a OAB/DF, ressalta a importância dos órgãos competentes estarem preparados para lidar com essas adversidades. “Creio que toda a organização e o projeto montados para estas simulações servem justamente para que situações como estas sejam previstas e com isso evitadas. Com esta simulação podemos testar a capacidade de nossa cidade, e de todos os setores envolvidos, de integrar os serviços e os esforços e, acima de tudo, garantir a saúde, a segurança e os direitos e garantias dos cidadãos nestes megaeventos”.

A X Câmara Temática de Saúde da Copa do Mundo FIFA de 2014 aconteceu nos dias 21 e 22 de março com o objetivo de discutir como os setores podem atuar juntos para manter a segurança, proteção e socorro dos cidadãos em situações de emergência na Copa das Confederações e no Mundial de 2014. Na abertura estavam presentes: o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa; o subsecretário de Saúde do DF, Roberto Bittencourt; o presidente da Comissão da Copa do Mundo da OAB/DF, Glauco Santos; o representante médico da FIFA em Brasília para o Comitê de Organização Local, Paulo Lobo; o representante do Ministério da Saúde, Nicolas Isla e o gerente de operações da Gerência-geral de segurança do Comitê Organizador da Copa do Mundo, Miguel Libório.

Reportagem – Nádia Mendes

Foto – Deva Garcia
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF