Comissão de Assuntos Institucionais apoia IV Brazil Infrastructure Investments Forum

Brasília, 11/10/2013 – A Comissão de Assuntos Institucionais da OAB/DF apoiou o IV Brazil Infrastructure Investments Forum que foi realizado em 1º de outubro no Harvard Club, em Nova Iorque. O evento proporcionou oportunidades de debate sobre áreas estratégicas da infraestrutura nacional e de formação de uma rede de contatos com interesses comuns voltados ao investimento no Brasil.

Empresários, investidores, oficiais do governo, diplomatas, advogados e um vasto conjunto de profissionais de diversas nacionalidades com interesse no Brasil prestigiaram o evento.

O diretor da Brazilian American Chamber of Commerce, Roberto Azevedo, e o vice-presidente do Brazil Infrastructure Institute, Cesar Guimarães Pereira, organizadores do evento, abriram os trabalhos.

O Embaixador do Brasil em Nova Iorque, Luiz Felipe de Seixas Correa, brindou os participantes com um discurso sobre as oportunidades de investimento no Brasil. Em seguida, o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, proferiu a palestra sobre “O papel do Tribunal de Contas da União como indutor do desenvolvimento da infraestrutura no Brasil”. Cedraz discorreu sobre as competências daquele Tribunal, especialmente com relação aos projetos de infraestrutura no Brasil.

O Forum contou também com o painel “Infraestrutura e desenvolvimento econômico”. Dentre os destaques, Robert Hans, CEO da IOS Partners, tratou sobre as oportunidades e ameaças para o investidor estrangeiro em projetos de PPP no Brasil; e José Lauro Nogueira Terror, Secretário de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, elucidou o papel dos municípios no desenvolvimento da infraestrutura brasileira, demonstrando o programa de obras da cidade e a postura do município na atração de investimentos privados.

Marçal Justen Filho, fundador e sócio do escritório Justen, Pereira, Oliveira e Talamini, enfatizou três mudanças fundamentais no atual modelo regulatório brasileiro: a limitação da participação do Estado nas atividades econômicas do setor da infraestrutura; o aumento da competitividade; e a atuação rigorosa e transparente das agências reguladoras.

Renato Proença Lopes, gerente executivo da diretoria comercial do Banco do Brasil, falou sobre as oportunidades de investimento no Brasil, financiamento, mercado de capitais e project finance. Por fim, Bianca Nasser, gerente de investimento da Petrobras, apresentou projetos proeminentes da Petrobras no Brasil.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF