Comissão de Ciências Criminais, FAJ e IDP prestam atendimento jurídico para famílias de detentos

Brasília, 5/8/2015 – Membros da Comissão de Ciências Criminais participaram da ação “Visitante com Saúde – Interno Mais Saudável”, na quarta-feira (5), na Penitenciária do Distrito Federal (PDFI e II) do Complexo Penitenciário da Papuda. O evento, que continua nesta quinta-feira (6), conta também com apoio da Fundação de Assistência Judiciária (FAJ) e do Núcleo de Prática Jurídica do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

A representante da Comissão de Ciências Criminais da OAB/DF, Aline Duarte, disse que a ação é destinada à valorização das famílias dos internos. “O intuito é que eles sejam valorizados. A OAB veio contribuir com a questão processual, dando informações e esclarecimentos”.

20150608_papuda1O diretor do PDF II, Ricardo Pedrosa Martirena, disse que a parceria é fundamental para resolver vários problemas que impactam a vida do interno e dos próprios familiares. “Isso repercute dentro do sistema, uma vez que o preso se sente acolhido e ouvido nos seus pleitos. Infelizmente, nós não temos uma estrutura para acolher todas as demandas”.

A mãe G.A.M.M procurou atendimento jurídico na tenda da Seccional para tentar a progressão da pena do filho, que é de 39 anos. “Vim tentar uma solução para o processo do meu filho. Ele está estudando e o juiz já pediu a progressão para outro regime, provavelmente vai para o semi-aberto”.

A ação conta ainda com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/DF). Nos dias 12 e 13/8, a ação será realizada no Centro de Internamento e Reeducação (CIR).

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF