Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB-DF é inspiração para mais seccionais do país

Ao celebrar seis anos de criação, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB/DF vem comemorar a formação de mais colegiados dessa temática em outras seccionais do país. Essa e outras relevantes informações foram abordadas na celebração de aniversário ocorrida, nesta quarta-feira (9), em live no Facebook.

Estiveram presentes: o presidente da Comissão, Edilson Barbosa, a vice-presidente Marlla Mendes, a secretária-geral Marina Mota, o diretor presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil-MOAB, Fernando Cotta, e a presidente da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA/DF), Gisele Montenegro.

A live tratou de algumas das principais pautas que a Comissão lidou nesses 6 anos.

O presidente Edilson Barbosa falou da importante missão que é trazer informações sobre o espectro do autismo: “Eu tenho um filho que é autista e na época que soubemos não tínhamos informações sobre o autismo, assim como vários pais  hoje, nos procuram. A diferença é que, agora, podemos auxiliar trazendo informações.”

Fernando Cotta falou da importância que a seccional do Distrito Federal da OAB-DF teve ao formar a primeira Comissão de Defesa das Pessoas com Autismo no Brasil: “Já existia a comissão das Pessoas com Deficiência, porém identificamos uma necessidade de uma comissão específica para as pessoas com autismo e com o trabalho pioneiro da OAB/DF, atualmente, várias outras seccionais têm, também, suas comissões para atender as pessoas com autismo.”

A presidente da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), Gisele Montenegro, relatou a importância de atender autistas adultos severos e de dar o suporte para famílias neste momento de pandemia. “A AMA, hoje, está atendendo de forma presencial. Toda semana recebemos uma média de 10 a 15 ligações de famílias pedindo nossa ajuda”, relatou.

Participaram da live vários parceiros da Comissão com o intuito de prestigiar o trabalho proporcionado pela Seccional do Distrito Federal.

Edilson finalizou agradecendo o apoio do presidente Délio Lins e Silva Jr. e de toda a OAB/DF por preservar e fortalecer o trabalho de uma comissão tão importante. “Vamos comemorar esses 6 anos e podem contar conosco!”, acentuou.

Veja a live, na íntegra, no Facebook da Comissão  de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB/DF.

Acompanhe, também, o trabalho realizado pela Comissão no Instagram

Texto: André Luca (estagiário sob supervisão de Montserrat Bevilaqua)

Comunicação OAB/DF


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: