Comissão de Direitos Humanos: doação de colchões pode salvar vidas

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), através da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF, publicou nesta sexta-feira (20/5) uma nota pública requisitando doações de colchões, cobertores e roupas de frio para a população em situação de rua e aos reeducandos do sistema penitenciário por parte da advocacia e da sociedade civil.

O Distrito Federal registrou nesta quinta-feira (19) o dia mais frio de sua história, e as baixas temperaturas ainda devem continuar preocupando a população mais carente do DF. Pensando nisso, a diretoria da Comissão de Direitos Humanos em conversa com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAPE) e o  Centro de Produção Cultural e Educativa (CPCE), vem tornar pública as seguintes informações: 

O Centro de Produção Cultural e Educativa (CPCE), com base na Lei 6.616, está providenciando abrigos emergenciais para a população em situação de rua, já tendo disponibilidade do espaço físico, alimentação e agasalhos.  Porém, ainda é necessário de doações de colchões da população, onde as vagas nos abrigos serão disponibilizadas em conformidade com os colchões recebidos, necessitando dessa ajuda com urgência. 

As doações podem ser entregues diretamente ao GDF na SGAS I – 907, Setor de Grandes Áreas Sul, no Centro de ensino médio Elefante Branco.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF, Idamar Borges, pediu a participação da advocacia do Distrito Federal nesse momento de necessidade. “A Comissão de Direitos Humanos clama que a advocacia geral, bem como a sociedade civil, possa auxiliar as pessoas em situação de rua doando colchões diretamente ao GDF, porque cada colchão será uma vaga disponibilizada nos abrigos.”

Além disso, a nota oficial informa que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAPE), das 9h às 16h, estará recebendo doações de cobertores e roupas de frio nas Unidades do Sistema Prisional do DF. Maiores informações serão disponibilizadas pela SEAPE em seus meios de comunicação. 

A Comissão de Direitos Humanos continuará mantendo contato com os órgãos competentes na busca de melhorias em prol da sociedade civil.  

Comunicação OAB/DF